Unicopas ressalta o cooperativismo durante a abertura da VI Plenária Nacional de Economia Solidária

Com a participação de 250 pessoas de diversos estados, a VI Plenária Nacional de Economia Solidária (VI – PNECOSOL) iniciou suas atividades presenciais nesta terça-feira (6), no Congresso Nacional, em Brasília. 

O evento é organizado pelo FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária)  e conta com a participação da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativas Solidárias), representantes de empreendimentos solidários, entidades de assessoria e fomento e de gestores públicos. 

Durante a abertura, Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas destacou a importância do associativismo para a organização da população brasileira. “A cooperação entre nós é um instrumento importantíssimo para produzir comida, matéria prima, trabalho e tudo que somos capazes de produzir para crescer”, enfatizou.

Até o dia 9 de dezembro, os participantes estarão reunidos para consolidar propostas de fortalecimento da Economia Solidária no país a partir de cinco eixos de atuação:

– Nosso projeto de sociedade. Economia Solidária como alternativa ao modelo capitalista;

– Economia Solidária como movimento social;

– Os segmentos da Economia Solidária;

– A luta por direitos sociais e o marco legal na Economia Solidária;

– O FBES como instrumento organizativo e de representação.

Retomada do desenvolvimento

Recentemente, a Unicopas e o FBES entregaram um documento conjunto da economia solidária e do cooperativismo solidário ao governo de transição do presidente eleito, Lula. O material foi construído a partir da Plataforma de Ações Estratégicas do Cooperativismo Solidário da Unicopas e das plenárias nacionais organizadas pelo Fórum como um direcionamento para a retomada do desenvolvimento no país.