Unicopas nos estados: cooperativismo solidário fortalece ações em MG

O cooperativismo solidário vem se consolidando e ganhando força em Minas Gerais. No estado, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) é representada por meio das quatro centrais afiliadas – Unicafes, Unisol, Concrab e Unicatadores.

De acordo com Paula Guimarães, coordenadora geral da Concentra (Cooperativa Central dos Assentados da Reforma Agrária de Minas Gerais), associada à Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil), uma das centrais filiadas à Unicopas, nos últimos anos houve um aumento significativo de organizações do movimento cooperativista solidário no estado. Em Belo Horizonte, a representatividade do setor ganhou ainda mais força com a criação da Cafa (Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana), em 2020.

“Em Minas Gerais, as cooperativas solidárias contribuem na organização social, econômica e política, além de construir alternativas para geração de renda e maior autonomia das famílias, inclusive, por meio de processos de formação das bases”, reforçou. 

A coordenadora também explicou que os avanços ocorreram a partir de encontros das organizações, o que contribuiu para a mobilização e ampliação de cooperativas solidárias. 

“As perspectivas são de aumentar o número de cooperados formais, aumentar o número de organizações do cooperativismo solidário, contribuir na construção e acesso a políticas públicas do setor e conseguir melhorias nos marcos regulatórios do cooperativismo”, destacou Guimarães sobre a importância da formalidade e representatividade do setor. 

Promover uma intercooperação que fortaleça a rede de cooperação e solidariedade entre campo e cidade é uma ação que a Unicopas vem trabalhando para desenvolver suas bases em municípios e estados do Brasil.