A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) marca presença na 10ª edição da Expocatadores, a maior feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa. O evento, que reúne os principais profissionais e entidades envolvidos na gestão de resíduos sólidos e reciclagem, destaca o papel fundamental de catadores(as) no desenvolvimento do país.
Claudete Costa, presidenta da Unicopas, reforça a importância do trabalho cooperativo ao setor. “A Unicopas atua no fortalecimento do cooperativismo solidário do campo e da cidade e busca um modelo de desenvolvimento mais justo, igualitário, democrático e equitativo em que todos e todas tenham seus direitos garantidos”, enfatiza.
O cooperativismo solidário se mostra essencial para a organização dos trabalhadores da reciclagem, proporcionando melhores condições de vida e renda para esses profissionais. A participação coletiva fortalece os catadores(as), que compartilham experiências, problemas e soluções, resultando em um trabalho mais eficiente e na possibilidade de cobrar melhorias.
Para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o trabalho coletivo é uma vantagem que mostra como cada indivíduo pode ajudar ao outro. “Quando a gente vê outras pessoas que vivem a mesma situação, outras pessoas que enfrentam os mesmos problemas ou que conseguem as mesmas soluções, a gente fica mais forte e a gente consegue cobrar mais”, ressalta a ministra.
Gilberto Carvalho, secretário de Economia Popular e Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego, destaca a importância ambiental exercida pelos catadores, afirmando que 90% da coleta no Brasil é realizada por esses profissionais. Nas cooperativas, eles encontram condições dignas de sobrevivência, além de vivenciarem valores como a solidariedade, a fraternidade e a posse dos meios de produção. “É um novo jeito de viver. Nós seguiremos numa parceria muito forte com eles. A Senaes está apostando tudo que pode na perspectiva de dar autonomia aos catadores”, enfatiza Carvalho.
A participação da Unicopas na Expocatadores reforça a importância de se investir no cooperativismo solidário como catalisador de transformações sociais e econômicas para o país.
Expocatadores 2023
A Expocatadores é um evento que busca promover a inclusão e a garantia de direitos dos catadores(as) de materiais recicláveis, reconhecendo a importância de seu trabalho para a gestão de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente. O evento proporciona o encontro de profissionais e entidades do setor, possibilitando a troca de conhecimentos e o fortalecimento da categoria. Com o público de mais de dois mil catadores(as) de materiais recicláveis, além dos visitantes diários também estão confirmadas presenças de convidados especiais e autoridades.
O tema deste ano, “É hora da conta fechar!”, reflete o recente desafio que a categoria enfrenta com a queda nos preços dos materiais recicláveis, mas também a determinação em superar históricos obstáculos e a construção de soluções inovadoras para garantir o fortalecimento dos catadores neste setor tão essencial para uma economia mais sustentável, e para a preservação do meio ambiente.
A Unicopas, representando as centrais do cooperativismo solidário, reafirma seu compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização desses trabalhadores.