“A união entre as centrais de cooperativas de Santa Catarina representa um grande passo para o fortalecimento da cooperação e solidariedade entre o campo e a cidade”, destacou Genes da Fonseca, dirigente da União Nacional de Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) e presidente da Unicafes de Santa Catarina, durante encontro realizado com representantes de centrais cooperativistas solidárias no estado.
Além de estreitar os diálogos de atuação das centrais afiliadas da Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores – os participantes debateram sobre os desafios do setor e a necessidade em fortalecer a intercooperação entre as organizações para maior representatividade e poder de negociação, seja no campo político ou técnico.
De acordo com Genes, o encontro também representou “uma organização a mais no campo da economia solidária, pois foi construído a partir da compreensão de maiores benefícios e objetivos entre trabalhadores e trabalhadoras das centrais”.
Promover uma intercooperação que fortaleça a rede de cooperação e solidariedade entre campo e cidade é uma ação que a Unicopas vem trabalhando para desenvolver suas bases nos estados.