Com o objetivo de apresentar experiências do cooperativismo solidário que contribuem diretamente para a construção de um desenvolvimento mais equitativo, justo e sustentável, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) recebeu, na última sexta-feira (27), a visita da delegação da União Europeia na capital paulista. Dentre os participantes da agenda, estava Alexander Kuhl, gestor do projeto, co-financiado pela União Europeia, sobre “Fortalecimento das OSCs de economia solidária na incidência política nacional e internacional”.
Na oportunidade, a delegação conheceu de perto a atuação da Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia (Uniforja), uma cooperativa afiliada à Unisol Brasil, responsável administrativa pelo projeto.
Democracia e fortalecimento da OSCs
Em continuidade às ações de fortalecimento do cooperativismo solidário no Brasil, a Unicopas também cumpriu agenda com representantes da Brasa (Associação Brasil Saúde e Ação), uma das co-requerentes do projeto junto a UE; e da Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (Coopamare). O objetivo foi estreitar o diálogo sobre democracia e fortalecimento das organizações da sociedade civil de economia solidária na incidência política nacional e internacional.