Curso em economia solidária e incidência é concluído com ampla participação

Foto: Freepik

Mais de 350 pessoas participaram do Programa de Formação para Lideranças de Empreendimentos de Economia Solidária, promovido pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

O programa contou com o apoio da Unicopas e da Delegação da União Europeia no Brasil.

A capacitação foi realizada entre 6 julho e 10 agosto de forma totalmente online, por meio da plataforma Zoom. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprofundar assuntos a partir de dois módulos centrais: economia solidária enquanto estratégia de desenvolvimento e incidência política, monitoramento e construção de políticas públicas. 

AULASMÓDULO IMÓDULO II
Aula 1Economia solidária em perspectiva históricaEstado brasileiro – origens e atualidades
Aula 2Estratégias de desenvolvimento e captação de recursosCooperativismo e economia solidária
Aula 3Gestão financeiraPromovendo o Advocacy e incidência
Aula 4Agroecologia e sustentabilidadeConstrução de Políticas Públicas
Aula 5Legislação e comercializaçãoPropostas de construção e revisão das políticas em economia solidária

Os conteúdos foram inspirados nas capacitações ofertadas pela União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) às cooperativas e empreendimentos econômicos solidários das centrais afiliadas em 2021 e início de 2022. 

Cerca de 26 pessoas avaliaram os cursos como “muito bom”. Os participantes que atingiram, no mínimo,  60% da frequência, receberão certificado emitido pela Escola Dieese.