Unisol Brasil é reeleita para compor o Conselho Nacional de Direitos Humanos

A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) foi reeleita para compor o colegiado do biênio 2022-2024, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) participou do processo como eleitora. 

Com 109 entidades habilitadas, a eleição foi realizada na última sexta-feira, durante Encontro Nacional do CNDH nos dias 17 e 18 de novembro. A Unisol será representada por Wenderson Gasparotto, gerente de projetos da organização. 

De acordo com Leonardo Pinho, presidente da Unisol e dirigente da Unicopas, o CNDH é um espaço de participação e controle social das agendas e políticas públicas relacionadas aos direitos humanos no Brasil. “A defesa do direito ao trabalho é um dos desafios centrais no país, como também, a consolidação do CNDH como a instituição nacional de direitos humanos”, ressalta.  

Com 55 votos, a Unisol foi a 6º organização mais votada durante a eleição. Também foram eleitas organizações das populações tradicionais como a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaquilombos), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Abrasme e Plataforma de Direitos Humanos (Dhesca Brasil).

CNDH

Com a eleição, o Conselho Nacional de Direitos Humanos será composto por 22 membros. Destes, 11 da sociedade civil – nove representantes eleitos, um da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos estados e da União. Outros 11 serão representantes do Poder Público. 

Entre as atribuições do CNDH, estão a promoção e a defesa dos direitos humanos mediante ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação dos direitos humanos.