Unicopas oferece Ciclo Formativo para cooperativas solidárias e empreendimentos de economia popular e solidária

A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) realizará um ciclo de formações online, com temas estratégicos, com o objetivo de fortalecer política, técnica e institucionalmente as centrais que integram a rede: Unicafes, Unicrab, Unisol, Unicatadores. 

O Ciclo Formativo Unicopas está organizado em quatro encontros online e temas estratégicos relacionados ao cooperativismo solidário, à Economia Popular e Solidária, ao MROSC, à democracia, à diversidade e às políticas públicas. A iniciativa busca fortalecer conhecimentos, capacidades e a atuação das organizações e lideranças.

Temas, datas e convidados/as

10 de setembro – Reforma Tributária: impactos e desafios para o cooperativismo e a Economia Solidária. Especialista: Daniel Rech – Assessor jurídico da Unicopas.

14 de setembro – Cooperativismo e Economia Solidária: identidade, princípios e desafios atuais. Especialistas: Gervásio Plucinski (Presidente da Unicopas) e Sérgio Godoy (Diretor do Departamento de Formação e Estudo, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária – SENAES/MTE).

21 de setembro – MROSC na prática: parcerias, direitos e sustentabilidade das organizações da sociedade civil. Especialista: Alessandra Miranda – Consultora Unicopas.

01 de outubro Diversidade, participação e fortalecimento da democracia nas nossas organizações. Especialistas: Bob Luiz Botelho (Coordenador de Relações Institucionais – Unicopas) e Claudete Costa (Vice-presidenta e coordenadora do GT Mulheres – Unicopas).

INSCRIÇÕES ATÉ O9 DE SETEMBRO

Os encontros serão sempre às 19h30 (Horário de Brasília).

Faça sua inscrição aqui: https://forms.gle/CStkWxqtLrRYz7tD9

Nos dias que antecedem cada encontro, se realizou a inscrição, fique atento, você receberá no whatsapp ou e-mail o link para participar.

Ciclo Formativo Unicopas

Quer rever o conteúdo ou não conseguiu participar do nosso 1º encontro do Ciclo Formativo Unicopas, no dia 10 de setembro? Sem problemas, está tudo pronto pra você acessar o vídeo na íntegra da apresentação do tema “Reforma Tributária: impactos e desafios para o cooperativismo e a Economia Solidária, com o assessor jurídico da Unicopas, Daniel Rech.

📲 Assista aqui: https://youtu.be/Ywuy-NBkyfs?si=eK3fZYk2pz0g3HQ3

O Ciclo Formativo Unicopas é composto por quatro encontros online de formação temática e estratégica, para o fortalecimento da rede do cooperativismo solidário e dos empreendimentos de economia popular e solidária.

📆 Programação para os próximos encontros: Quem realizou a inscrição pode acompanhar esta programação ao vivo, sempre às 19h30 via link enviado pela organização.

14 de setembro – Cooperativismo e Economia Solidária: identidade, princípios e desafios atuais. Convidados: Gervásio Plucinski (Presidente da Unicopas) e Sérgio Godoy (Diretor diretor do Departamento de Formação e Estudo da Senaes).

21 de setembro – MROSC na prática: parcerias, direitos e sustentabilidade das organizações da sociedade civil. Convidada: Alessandra Miranda – Consultora Unicopas.

01 de outubro – Diversidade, participação e fortalecimento da democracia nas nossas organizações. Convidado/a: Bob Luiz Botelho (Coordenador de Relações Institucionais – Unicopas) e Claudete Costa (Vice-presidenta e coordenadora do GT Mulheres – Unicopas).

A iniciativa integra o Projeto Fortalecimento da Economia Solidária, Associativismo, e Cooperativismo da Rede Unicopas e Articulação MROSC, do Convênio nº 978176/2025, do o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (MTE/SENAES).