Unicopas lança Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário

Documento foi construído pelas principais centrais do cooperativismo e da economia solidária e traz um plano de ação concreto para um desenvolvimento equitativo, justo e sustentável para o Brasil

Trabalhar para a reconstrução do Brasil a partir de um desenvolvimento que seja mais justo, inclusivo e sustentável. É com este objetivo que a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) lançou na manhã desta quinta-feira (31), a Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário. 

O documento, construído coletivamente pelas principais organizações do cooperativismo e da economia solidária – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, todas filiadas à Unicopas, traz um plano de ação com um conjunto de propostas do cooperativismo solidário para enfrentar os grandes desafios do país e afirmar o Direito ao Desenvolvimento ao conjunto do povo brasileiro.

A Unicopas defende um Programa de Reconstrução Nacional que garanta o direito ao desenvolvimento, como previsto na Resolução n. 41/128 da Assembleia Geral das Nações Unidas (1986), no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário já foi entregue ao presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante e para a deputada federal, Gleisi Hoffmann. Além disso, dirigentes da Unicopas também dialogaram e fizeram a entrega do documento para o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Aristides Santos. 

O documento pode ser utilizado por todas as lideranças – sejam elas, nacionais, regionais, estaduais ou locais – como subsídio para fazer incidência, principalmente, nas candidaturas para as eleições deste ano para senadores, deputados federais, governadores e Presidência da República.

Clique aqui para acessar o Resumo Executivo da Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário

Clique aqui para acessar a Plataforma de Ações do Cooperativismo Solidário completa

O lançamento ocorreu durante o primeiro Encontro Nacional da Rede Unicopas, realizado de 29 a 31 de março, em Brasília (DF), como parte das atividades do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia.