Unicopas lança campanha sobre acordos internacionais

Por um Brasil Cooperativo e Solidário: perspectivas globais. Com esse tema, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) lança campanha que visa contribuir para a promoção de um desenvolvimento econômico equitativo, sustentável, participativo, inclusivo e alinhado com os acordos internacionais. 

Para Francisco dal Chiavon, presidente da Unicopas, os acordos internacionais vão além das questões ambientais, pois também envolvem questões econômicas, sociais e culturais e por isso é de extrema importância a conscientização e a participação da classe trabalhadora nas decisões sobre os acordos internacionais. 

Como exemplo, Chicão citou as perdas na produção no campo e os problemas das grandes cidades ocorridos por efeitos climáticos. “A COP27 deixou evidente que a questão ambiental não se restringe ao desmatamento, mas um conjunto de atividades econômicas no qual desencadeia problemas que atingem diretamente a população mais pobre, seja o pequeno agricultor que não tem seguro para manter a produção no campo ou os mais vulneráveis nas cidades, que muitas vezes, não são atendidos com infraestrutura adequada ou saneamento quando ocorrem enchentes ou outros fatores pelo desequilíbrio do clima”, explicou.

Ao longo dos meses de dezembro e janeiro, a Unicopas vai disponibilizar materiais informativos em seus canais de comunicação e  apresentar de maneira didática e ilustrativa os acordos internacionais assinados ou em negociação pelo Brasil com o intuito de mostrar a importância da economia solidária e do cooperativismo solidário para a construção de um país sustentável e participativo.  

Baixe o livreto Unicopas – Por um Brasil Cooperativo e Solidário perspectivas globais

A campanha de sensibilização sobre os acordos internacionais faz parte das ações de fortalecimento das organizações da sociedade civil de economia solidária na incidência política nacional e internacional, co-financiado pela União Europeia.