Unicopas intensifica diálogo com o governo

A importância do cooperativismo solidário como uma das ferramentas de construção para um país desenvolvido, justo e sustentável voltou a ser parte do diálogo entre a Unicopas (União das Organizações Cooperativistas Solidárias) e o governo federal. 

Nessa quarta-feira (25), a Unicopas cumpriu agenda na Secretaria-Geral da Presidência da República e mostrou à secretária-executiva da Pasta, Maria Fernanda Coelho, e à secretária nacional de diálogos sociais, Kelli Mafort, os principais desafios do setor. 

“Precisamos de mais espaço de concorrência para que o cooperativismo seja um modelo social e econômico em que coloque os trabalhadores em situação de igualdade, sendo protagonistas do resultado final da produção”, destaca Claudete Costa, presidente da Unicopas sobre a necessidade de modernização da lei do cooperativismo brasileiro, pauta defendida pela Unicopas em reunião na Secretaria-Geral.

Já no Ministério do Meio Ambiente, em encontro com o  secretário executivo João Paulo Capobianco, a diretoria da Unicopas reforçou a pauta da sustentabilidade. Os dirigentes ressaltaram a cadeia produtiva de reciclagem como potencializador na geração de trabalho e renda de inúmeros trabalhadores que garantem o sustento de suas famílias a partir da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos que o cooperativismo solidário pode proporcionar ao país.

De acordo com Capobianco, o tema é amplamente discutido no cenário internacional. “O Ministério do Meio Ambiente está  atento à questão da sustentabilidade e das condições necessárias para que os trabalhadores que atuam na reciclagem possam ter melhores e mais oportunidades de crescimento. Estamos estudando a recriação do programa Pró-Catador e revisando o Recicla”+.

Incidência

Dando continuidade às ações estratégicas da Unicopas, a diretoria eleita pretende fortalecer a agenda de incidência política junto ao governo e parlamentares para ampliar os espaços do cooperativismo solidário. 

Em celebração da posse dos novos dirigentes, a organização promoveu um jantar com os principais parceiros da organização. O evento contou com a participação do secretário de agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF), Vanderley Ziger; secretário de territórios e sistemas produtivos quilombolas e tradicionais do MDAF, Edmilton Cerqueira;  diretor da secretaria nacional de economia popular solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Vital; servidora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Regilane da Silva e o deputado distrital, Gabriel Magno. Adriana Pires representou o gabinete da deputada federal  Benedita da Silva e Patrícia Ferreira, representou o  Fórum Distrital de Ecosol e Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF).