Unicopas inicia formação das juventudes nas cinco regiões do país

Bate-papo virtual reuniu jovens do campo e das cidades e deu pontapé na mobilização das juventudes da Unicopas; objetivo dos encontros é promover o protagonismo delas e deles em espaços de incidência política e de controle social das políticas públicas. Confira o calendário das atividades.

Juventude trabalhadora construindo o cooperativismo solidário. É com este mote que jovens do campo e das cidades que fazem parte das centrais afiliadas à Unicopas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores – retomam a realização dos encontros de formação que ocorrerão nas cinco regiões do Brasil.

As atividades fazem parte do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia, que, no início previa a articulação das juventudes em encontros presenciais. A região Nordeste chegou a realizar a atividade em dezembro de 2019, mas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a ação precisou ser adaptada. Conduzidos pelo Grupo de Trabalho (GT) Nacional das Juventudes da Unicopas, os encontros, agora, serão realizados em formato totalmente on-line.

Foi para dar início às atividades de mobilização, que o GT Nacional das Juventudes da Unicopas realizou um bate-papo virtual que contou com a participação de lideranças jovens de todas as centrais afiliadas.

Bruno Engel Justin, agricultor familiar e representante da juventude da Unicafes Nacional, lembrou que, aos 17 anos, quando teve oportunidade de ingressar no cooperativismo solidário, percebeu que a vida não precisava ser pautada na competição, mas sim na cooperação. “O cooperativismo nos dá oportunidade de buscar os nossos espaços. Dentro das cooperativas nós, jovens, temos vez e voz. Eu, sozinho, tenho um sonho, mas quando estou na cooperativa eu sonho maior porque sonho junto com outras pessoas”.

Jennifer Thaís, catadora de materiais recicláveis e representante das juventudes da Unicatadores, disse que a Unicopas está desempenhando um papel muito importante, pois está conseguindo juntar jovens do campo e das cidades. “É aqui que vemos que nossos objetivos e sonhos são os mesmos. Quando fazemos parte de toda a construção nos sentimos mais engajados, temos vontade de continuar e sentimos o potencial real de crescimento”. Seu colega na catação, Celso Matias, também destacou o sentimento de fortalecimento. “Muito legal saber que nós, jovens, estamos tendo mais espaço para incidir no cooperativismo solidário”.

Incidência sublinhada por Simara Coelho, técnica em Zootecnia e representante das juventudes da Unisol Brasil. “Estar em espaços como este nos possibilita ter formação política e cidadã”. Conhecer novas culturas, novas pessoas e poder dialogar com diferentes realidades é o que espera Suzana Coelho, também representante das juventudes da Unisol Brasil e técnica em Zootecnia.

Responder à questão “qual é o sentimento que nos une” será apenas um dos desafios que essas e esses jovens terão ao longo dos cinco encontros regionais. Resposta que Katarina Viana, agricultora familiar das juventudes da Unicafes Nacional adiantou ser o sentimento de mudança e interação. “Queremos mudar o pensamento das pessoas de que os jovens não têm responsabilidade para liderar uma cooperativa. Queremos nos fortalecer e quando nos unimos por uma causa comum, fazemos um barulhão danado”.

Daniel Silva, representante das juventudes da Concrab/MST, que mora em um acampamento da Reforma Agrária em Passo Fundo no Rio Grande do Sul, não conseguiu entrar na sala de transmissão da live devido à dificuldade de acesso à internet no local.

Os encontros são promovidos pela Unicopas, em parceria com as centrais afiliadas, e faz parte das atividades realizadas pelo projeto “Fortalecimento da Rede Unicopas, co-financiado pela União Europeia.

Assista ao bate-papo na íntegra

Atenção para as datas dos Encontros Regionais das Juventudes da Unicopas