Unicopas inaugura novo escritório em Brasília

Entidade reúne quatro grandes organizações do Brasil e tem como objetivo atuar pela concepção da economia e cooperativismo solidários no país

Tornar o cooperativismo solidário um instrumento popular de desenvolvimento local justo e sustentável. Esta é a principal linha de atuação da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), que, em 2019, inaugura novo escritório em Brasília, capital federal.

Composta por quatro grandes instituições nacionais do cooperativismo solidário – Unisol Brasil, Unicafes, Concrab e Unicatadores -, a Unicopas, criada em 2014, representa mais de 2.500 cooperativas solidárias em diferentes setores da economia e engloba quase 400 mil associados indiretos. Entre eles estão: agricultoras e agricultores familiares,assentadas e assentados da reforma agrária, quilombolas, pescadoras e pescadores artesanais, trabalhadoras e trabalhadores do campo, das florestas em das cidades, todos organizados segundo os princípios do cooperativismo e da economia solidária: cooperação, autogestão e solidariedade.

“Acreditamos nesses princípios como fomento do desenvolvimento local. Empreendimentos que têm isso como base promovem um comércio justo, com geração de renda e emprego para milhares de famílias que, muitas vezes, não encontram na economia formal espaço para produzirem e comercializarem seus produtos ou serviços”, destacou Arildo Lopes, presidente da Unicopas. De acordo com ele, a ação coletiva, associativa e cooperativa em rede representa uma oportunidade de articulação em busca de garantia de direitos e de novas estratégias para um desenvolvimento equitativo, sustentável e inclusivo.

Foi alinhada a esta perspectiva que a Unicopas iniciou um novo projeto de fortalecimento financiado pela União Europeia. Segundo Lopes, “o projeto celebrado entre União Europeia e a Unicopas possibilitará maior sinergia na incidência de políticas públicas, buscando o fortalecimento econômico, político e ambiental do campo unitário do cooperativismo solidário brasileiro”.

Aline Souza, secretária-geral da Unicopas, explicou que serão realizadas diversas ações ao longo dos três anos do projeto. Campanhas de sensibilização da sociedade para temas que envolvem o cooperativismo e a economia solidária, como a agricultura familiar, a agroecologia e a gestão de resíduos sólidos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), estão previstas. Atividades de formação e capacitação de lideranças, bem como ações de advocacy com forte incidência em políticas públicas também estão no escopo do projeto. “É importante dizer que todas as nossas ações e atividades contarão com um recorte transversal para mulheres e juventudes. Isso porque queremos aumentar a participação e o protagonismo desses públicos na Unicopas”, ressaltou Aline.

Conheça as Centrais afiliadas à Unicopas

Concrab

A Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab) foi criada em 1992 e reúne as cooperativas e associações de agricultores assentados pela reforma agrária em todo o país.

Unicafes

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) foi fundada em junho de 2005 e, atualmente, representa aproximadamente 1.100 cooperativas em todo o país, divididas em cooperativas de: crédito, produção, trabalho,comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária.

Unicatadores

Reúne cooperativas de catadores de recicláveis de todo o Brasil. O Movimento Nacional de Catadores e Catadoras de Material Reciclável (MNCR) foi fundado em 2001, durante o 1º Congresso Nacional dos Catadores(as) de Materiais Recicláveis, realizado em Brasília. A Unicatadores conta, hoje, com cerca de 230 filiados.

Unisol Brasil

A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) foi criada no ano 2000. É uma central sem fins econômicos que reúne cooperativas, associações produtivas e empreendimentos solidários de todo o Brasil na construção de um modelo autogestionário, impulsionado pela eficiência econômica, pela eficiência social e pela sustentabilidade ambiental. Atualmente, conta com cerca de mil empreendimentos filiados em todo o país, atuando nas áreas de agricultura familiar, confecção e têxtil, artesanato, construção civil, reciclagem,metalurgia e polímeros, fruticultura, apicultura, alimentação, turismo,cooperativas sociais, dentre outras.

por Thays Puzzi, assessoria de Comunicação Unicopas