Unicopas busca ampliar diálogo para fortalecer cooperativismo solidário entre países do Mercosul

Foto: Marcos Oliveira - Agência Senado

Com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para discutir a participação social no âmbito dos processos de integração regional dos países que compõem o Mercosul, no início deste mês, o Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria-Geral da Presidência da República realizaram o Seminário ”A Participação Social no Mercosul”.

A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) participou do encontro em busca de ampliar o acesso e a participação no Mercosul para impulsionar o cooperativismo solidário entre os países envolvidos.

Além disso, a participação da Unicopas no Mercosul pode possibilitar a troca de experiências e o aprendizado mútuo entre os países. Através de suas redes e parcerias, a organização tem avançado em conjunto com organizações governamentais e não governamentais para promover o desenvolvimento e a valorização dos segmentos da economia solidária, por meio de políticas públicas e programas de incentivo.

Brasil e Mercosul

No segundo semestre de 2023, o Brasil assumiu a presidência pro tempore do Mercosul (PPTB), que tem duração de seis meses. A PPTB tem como prioridade o fortalecimento da coordenação entre diferentes foros do agrupamento, a articulação com os Estados Associados e a retomada da participação de organizações e movimentos sociais. Em dezembro de 2023 está prevista a Cúpula Social do Mercosul que reúne os países membros do Mercosul.

As ações de diálogo da Unicopas para maior participação na Cúpula Social do Mercosul faz parte das atividades de fortalecimento das organizações da sociedade civil de economia solidária na incidência política nacional e internacional, co-financiado pela União Europeia.

Com informações:

Gov.br