Com o objetivo de fortalecer a incidência com governos, parlamentares e lideranças da sociedade civil, a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) vem realizando encontros para levantar o debate e apresentar ações do cooperativismo solidário no país.
Em agenda em Brasília, Claudete Costa, que assumiu recentemente a presidência da organização, se reuniu com representantes de diferentes órgãos com o objetivo de aprofundar o diálogo sobre cooperativismo solidário nos quatro eixos de atuação da Unicopas: agricultura familiar, reforma agrária, empreendimentos solidários nas cidades e cadeia da reciclagem.
A presidenta da organização iniciou sua agenda entregando Plataforma de Ações Estratégicas do Cooperativismo Solidário ao secretário de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho.
Dentre os assuntos tratados, foram discutidos a valorização e inserção dos espaços de participação e controle social com o Conselho Nacional de Economia Solidária; criação de políticas públicas de fomento ao cooperativismo solidário e economia solidária e; a importância da aprovação de um Marco Legal de fortalecimento do cooperativismo solidário e da economia solidária por meio das principais legislações em tramitação na Câmara Federal (PL 519/2015, PL 6660/2019 e PEC 69/2019).
“Foi um encontro muito positivo para a Unicopas. Tivemos a oportunidade de mostrar o potencial do cooperativismo solidário para a geração de renda através da organização dos trabalhadores da cidade e do campo. Estamos abertos para demonstrar nossa experiência no cooperativismo solidário e contribuir no planejamento estratégico da Secretaria de Economia Popular e Solidária”, comenta Claudete Costa.
A nova secretaria é essencial na construção das políticas de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), da Economia Solidária e do próprio cooperativismo solidário. À frente da pasta, Gilberto Carvalho pretende incentivar a rede por meio de condições necessárias para o desenvolvimento de cooperativas e organizações solidárias.
Congresso Nacional
Claudete Costa também se reuniu com o vice-líder do governo no Congresso Nacional, Elvino Bohn Gass. O deputado federal se comprometeu em auxiliar na aprovação dos projetos de lei relacionados ao fortalecimento do cooperativismo solidário no país e que estão em tramitação no Congresso.
Bohn Gass é do Rio Grande do Sul e possui vasta experiência na agricultura familiar, também já atuou como sindicalista e professor. Como vice-líder do governo no Congresso, o deputado tem papel de articulação para defender e aprovar medidas importantes nas questões sociais do governo.
Moradia e juventude
Com o intuito de expandir a incidência da Unicopas no governo, Claudete aproveitou para conversar com Leonardo Pinho, diretor de promoção dos direitos da população em situação de rua, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No encontro, eles debateram sobre a importância de criar políticas de moradia e inclusão produtiva para população de rua, incluindo catadoras e catadores de materiais recicláveis.
Por fim, as propostas da juventude da Unicopas , elaboradas pelo Grupo de Trabalho durante o governo de transição, foram entregues ao secretário nacional de juventude, Ronald dos Santos, a pasta integra a Secretaria-Geral da Presidência da República. Dentre alguns pontos abordados estão: participação social, acesso à cultura, formação, cooperativismo de plataforma, cooperativismo rural, comercialização, incentivo ao crédito e geração de renda.
A Unicopas representa 2,5 mil empreendimentos solidários, em diversos ramos de atividades por todo o Brasil. A organização é composta por quatro centrais: Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil), da Concrab (Confederação Nacional das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil) e da Unicatadores (União Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Brasil).