Solidariedade resulta na doação de 4 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil

Foto: Jaine Amorin/MST

A ação, coordenada pelo MST desde o início da pandemia da Covid-19, envolveu cooperativas de assentamentos da Reforma Agrária em todo o Brasil; 4 mil toneladas de comida de verdade foram doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social

Logística, transporte e beneficiamento são alguns dos importantes papéis de cooperativas de assentamentos da Reforma Agrária nas doações de alimentos feitas por famílias Sem Terra em todo o Brasil durante a pandemia.

Fruto do trabalho do cooperativismo solidário no campo, a campanha de solidariedade coordenada pelo MST já garantiu a doação de 4 mil toneladas de alimentos de qualidade para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O resultado vem da articulação da Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil), afiliada à Unicopas, que agrega em torno de 400 associações de produção e serviços, 51 cooperativas de produção agropecuária, 60 de prestação de serviços, cooperativas de crédito, cinco cooperativas de trabalho e 28 pequenas e médias agroindústrias, representando cerca de 20 mil famílias associadas.

No Sul do país, por exemplo, com o selo “Produto da Reforma Agrária”, leite, bebida láctea, melado, açúcar, arroz e outros produtos beneficiados e embalados fizeram parte de milhares de cestas entregues. Os assentados e acampados seguem com a produção a todo vapor e o mesmo tem acontecido com as cooperativas, que mantêm os empregos, a geração de renda e fortalecem as ações de solidariedade realizadas pelo MST. “As cooperativas têm um papel central nas doações, elas trazem a marca dos nossos processos de cooperação e sem esses processos nós não poderíamos disponibilizar produtos em grandes quantidades”, assinala Geronimo da Silva, dirigente estadual do MST, pelo Rio Grande do Sul.

Conheça uma das experiências no Paraná

MST doa 2,8 toneladas de alimentos em Quedas do Iguaçu (PR); “Repartimos o que temos”

Com informações do MST