Mulheres Unicopas: ciclo de formação tem início com a região Nordeste

Stefan Agne, da Delegação da União Europeia no Brasil, lembrou que o cooperativismo, para as Nações Unidas, é uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa e sustentável.

Promovido pela Unicopas com o apoio da União Europeia, encontros regionais fortalecem trabalho em rede e intercooperação entre mulheres do cooperativismo solidário. 

Se juntas somos fortes, integradas somos imbatíveis! A importância de pensar e construir o cooperativismo solidário a partir do olhar e da experiência das mulheres ficou evidente no primeiro encontro do ciclo de formação para mulheres da Rede Unicopas, que teve início nesta semana com o debate entre as trabalhadoras do Nordeste, representantes das centrais afiliadas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

A união entre as pautas do campo e da cidade reforçou uma demanda comum: a de que é preciso garantir meios de valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela mulher cooperativista. 

“Meu pai era o maior produtor da nossa região. Todo mundo sabia o nome dele. Era ele quem aparecia. Mas ninguém lembrava das oito filhas e da esposa que estavam lá, todos os dias, trabalhando na produção”. O relato, compartilhado por uma das participantes, era um sentimento comum.

Por isso, fortalecer os processos de comercialização e valorização de produtos e serviços desenvolvidos pelas mulheres do Nordeste, torna-se o fio condutor para ações de intercooperação com protagonismo feminino. 

Do encontro, elas saíram com estratégias concretas para potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido por centenas de mulheres que atuam no cooperativismo solidário tanto no campo quanto na cidade.

Mas para além disso, a sororidade, o cuidado e a força da corrente que se forma se resume em uma frase já tão bem conhecida: “mulheres são como as águas, crescem quando se juntam”.  

Os Encontros Regionais das Mulheres da Unicopas fazem parte das atividades do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’ que, devido à pandemia, estão sendo realizados de forma totalmente virtual. Do Nordeste, a ação segue para o Norte e Centro-Oeste.