Mudar o jogo: rede Unicopas fortalece promoção da Agenda 2030 no Brasil

Campanha propõe que sociedade conheça e que os municípios adotem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); lançamento ocorrerá na próxima sexta-feira, 23 de abril

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) lança, nacionalmente, em parceria com a Frente Parlamentar Mista pelos ODS e a Rede ODS Brasil, a campanha Mudar o Jogo – Agenda 2030 para vencer a Covid-19. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o tema e fomentar, junto às gestões municipais, a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo assim para enfrentar a pandemia e suas consequências, assim como corrigir problemas socioeconômicos que facilitam seu agravamento no Brasil. A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) é parceira neste projeto.

A campanha de mídia e seus objetivos serão apresentados durante evento de lançamento on-line no próximo dia 23/04 (sexta-feira), das 10 às 11h. O encontro será transmitido pelo YouTube do GT Agenda 2030 (www.youtube.com/gtagenda2030) e contará com a participação do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio, representantes da ONU no país, do presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS e da Rede ODS Brasil, correalizadores da campanha, além de membros dos executivos municipais.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo da campanha Mudar o Jogo: Agenda 2030 para vencer a Covid-19

A Agenda 2030 é um compromisso global pactuado por 193 países na ONU, em 2015, com importante liderança do Brasil. Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS estipulam metas para serem seguidas por todos os países do mundo, com o objetivo comum de erradicar a pobreza, combater as desigualdades (inclusive as de gênero) e as injustiças sociais, ao mesmo tempo controlando as mudanças climáticas, revendo padrões de consumo e colocando a economia a favor de desenvolvimento que ‘não deixe ninguém para trás’, como diz o seu lema. Com a pandemia da Covid-19, para o GT Agenda 2030, é ainda mais urgente que essas metas globais sejam adotadas no Brasil.

Cooperativismo solidário no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Promover o cooperativismo e a economia solidária no Brasil. Este é o principal objetivo da parceria firmada entre a União Europeia e a Unicopas que, desde 2019, desenvolve diversas ações em todo o Brasil, envolvendo as quatro principais centrais do cooperativismo solidário do país: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.

A Unicopas acredita que o cooperativismo e a economia solidária são estratégias fundamentais para que o Brasil tenha um desenvolvimento com mais sustentabilidade e justiça social. São instrumentos que surgem como alternativas ao desemprego e à geração de renda, em especial, às populações mais empobrecidas. Além disso, atua diretamente na promoção do acesso aos direitos iguais aos recursos econômicos e na criação de marcos políticos sólidos, com base em estratégias de desenvolvimento para as populações mais vulneráveis social e economicamente.

#SomosODS: clique aqui e saiba com o cooperativismo solidário fortalece a Agenda 2030

“Mudar o jogo é isso: pensar de forma equilibrada e com bom senso, com instituições fortes e gestões públicas responsáveis, inclusivas, que cuidem das pessoas e dos seus territórios, olhando e respondendo às suas necessidades atuais, sem esgotar esses meios no futuro. A campanha quer mostrar que para isso não precisamos inventar a roda: os ODS são esse guia, são totalmente alinhados à nossa Constituição Federal e constituem pilares básicos para orientar as gestões públicas. Em meio a esse caos, essa também é uma campanha sobre esperança e sobre o futuro”, afirma Alessandra.

A campanha Mudar o Jogo – Agenda 2030 para Vencer a Covid também prevê debates com diferentes prefeitos e prefeitas e o lançamento de um manifesto nacional.

Por isso, a Unicopas convoca toda a rede para também dialogar com prefeitos, prefeitas e parlamentares em seus municípios. Garantir a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é também garantir o fortalecimento e a promoção do cooperativismo solidário nas regiões.