Intercooperação garante gestão de resíduos sólidos no maior acampamento indígena do Brasil

Acampamento Terra Livre reuniu mais de 7 mil indígenas em Brasília; parceria com a Unicopas garantiu a destinação correta de cerca de 1 tonelada de recicláveis 

Já é a segunda vez que o movimento indígena e trabalhadores da cidade se juntam em prol de um objetivo comum: a luta pela garantia de direitos reforçada pela prática de cuidado ao meio ambiente.

Um parceria firmada entre Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) e a APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) resultou na coleta e triagem de cerca de 1 tonelada de resíduos sólidos. Ou seja, a intercooperação entre os povos originários e trabalhadoras e trabalhadores da cidade garantiu a destinação correta de mil quilos de materiais recicláveis. 

A ação ocorreu durante o ATL (Acampamento Terra Livre), que reuniu em Brasília (DF), entre os dias 4 e 14 de abril, mais de sete mil indígenas de 200 etnias. Considerada a maior Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil, o ATL, com 18 anos de história, contou, pela primeira vez, com a gestão de resíduos sólidos. 

“Foi uma inovação que trouxemos para dentro do nosso acampamento e que nos deu muito orgulho. Avaliamos de forma muito positiva porque a produção do lixo dentro do acampamento sempre foi uma preocupação para nós. Essa relação de proximidade com a Unicopas nos possibilitou, além da reciclagem, um processo educativo de separação dos resíduos”, destacou Kleber Karipuna, representante da APIB. 

A intercooperação só foi possível graças ao trabalho realizado pela Coopernoes (Cooperativa de Trabalho e de Material Reciclado e de Educação Ambiental Nova Esperança), associada à Centcoop (Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal), que faz parte da Unicopas por meio da Unicatadores. 

A primeira vez que a parceria entre os povos originários e os profissionais da catação ocorreu foi em setembro do ano passado, quando mais de uma tonelada de resíduos sólidos foi coletada durante a II Marcha das Mulheres Indígenas, também realizada em Brasília.