Intercooperação e comunicação são estratégias-chaves para mulheres do Sudeste

Encontro de Mulheres da Unicopas do Sudeste mostrou caminhos para fortalecer rede de cooperação na região 

Conquistar mais espaços de comercialização por meio de ações de intercooperação foi apenas um dos temas abordados pelas mulheres do cooperativismo solidário da região Sudeste durante encontro promovido pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) com o apoio da União Europeia. 

Com o objetivo de reunir lideranças mulheres das centrais afiliadas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, os encontros regionais promovem a construção de ações de intercooperação com protagonismo feminino, a partir da troca de experiências, principalmente nas áreas de comercialização, ações de solidariedade, formação e eventos do cooperativismo.

Para as mulheres do Sudeste este é um caminho possível, principalmente pensando a intercooperação a partir da realização de feiras. Além das ações de cestas agroecológicas e rodas de cuidados para mulheres, o projeto CataSaúde Viraliza também foi um dos destaques. 

Outro assunto muito abordado foi a comunicação que, para elas, deve ser popular, direta e que fomente a participação social. 

As participantes ainda destacaram que garantir espaços só de mulheres “é importante porque é onde o trabalho e as necessidades das mulheres são mais reconhecidos”. 

Os encontros regionais das mulheres da Unicopas fazem parte das ações do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia. Os eventos serão preparatórios para o Encontro Nacional das Mulheres da Unicopas, com previsão de acontecer em março deste ano.