O estado do Paraná está sendo palco do I Seminário Nacional Catadoras na Resistência, que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento reúne catadoras de materiais recicláveis de todo o país e é realizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), União Nacional das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Unicatadores) e o Instituto Lixo E Cidadania (ILIX), com o apoio e a articulação da Secretaria-Geral da Presidência da República, que coordena o Programa Pró-Catadores.
Com foco no desenvolvimento sustentável e na valorização das profissionais da cadeia produtiva de gestão de resíduos sólidos, o encontro visa debater e buscar soluções para os desafios enfrentados por essa importante atividade no país. A participação ativa das cooperativas de catadores e outros atores sociais é fundamental para o fortalecimento desse setor.
Um dos pontos de destaque no evento será a atuação e o papel fundamental das mulheres no processo de gestão de materiais recicláveis. O evento reconhece a importância da presença feminina nessa atividade, valorizando seu protagonismo e contribuição para o desenvolvimento sustentável.
Uma das catadoras participantes do Seminário é Claudete Costa, presidenta da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) e representante da Unicatadores. Claudete é atuante no setor e luta pela valorização e reconhecimento das catadoras e catadores de materiais recicláveis, sendo exemplo de superação e resiliência.
“A atuação feminina no trabalho dos catadores é uma força a ser reconhecida e valorizada. Precisamos garantir igualdade de oportunidades e acesso a políticas inclusivas, para que as mulheres catadoras possam se empoderar e contribuir de forma plena para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, destaca Claudete Costa.
O I Seminário Nacional Catadores na Resistência representa um importante passo para fortalecer o segmento de gestão de materiais recicláveis, reconhecendo seu papel fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável no país. A valorização das mulheres nesse processo é um aspecto relevante, que contribui para equidade e inclusão de gênero.
Programação
Durante o evento, profissionais do setor terão a oportunidade de trocar experiências, conhecer projetos inovadores, participar de palestras e workshops, além de debater políticas públicas que contribuam para a melhoria das condições de trabalho e a garantia de uma vida digna para os catadores.
“Este Seminário é uma oportunidade crucial para debatermos políticas públicas efetivas que valorizem a atuação desses trabalhadores e promovam a inclusão de gênero nos meios de produção. É fundamental reconhecer o papel das mulheres nesse contexto e a importância do cooperativismo solidário como uma alternativa real de desenvolvimento para o Brasil”, reforça a presidenta da Unicopas.
Através da troca de experiências e da união de esforços, espera-se que o evento seja um marco na discussão e construção de políticas públicas mais efetivas e inclusivas, garantindo o reconhecimento do trabalho das catadoras e a promoção de um futuro mais sustentável e justo para todas e todos.