Curso online sobre incidência política começa nesta semana

Foto: Freepik

As inscrições superaram as expectativas e as 100 vagas oferecidas foram totalmente preenchidas. Com carga horária total de 20 horas, a capacitação é gratuita e exclusiva para lideranças do cooperativismo solidário.

Tem início nesta semana as aulas do Curso Online sobre Incidência Política, Monitoramento e Construção de Políticas Públicas, promovido pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias). 

Com o objetivo de contribuir para a formação de agentes multiplicadores em práticas de advocacy social, ao todo, foram disponibilizadas 100 vagas para representantes das quatro centrais afiliadas à Unicopas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores. 

“O objetivo é capacitar as nossas lideranças a realizarem uma incidência qualificada na construção de políticas públicas em prol do cooperativismo solidário. Nós, do Núcleo Pedagógico da Unicopas, estamos motivados com a quantidade de pessoas que se interessaram e se inscreveram no curso, já que esta é a primeira capacitação oferecida pela instituição”, comemorou Renata Studart, coordenadora de Projetos da Unicopas. 

De acordo com ela, mais da metade das vagas foram preenchidas por mulheres. A maioria dos inscritos têm entre 25 e 49 anos e se declararam pardos ou pretos. Participarão do curso lideranças de todas as regiões do Brasil. 

Este será o primeiro curso sobre cooperativismo e economia solidária que traz uma abordagem sobre o Estado Brasileiro e busca traçar estratégias de como promover advocacy e incidência na sociedade para impulsionar o engajamento, além de falar sobre o cenário, a construção e avaliação de políticas públicas. 

A atividade faz parte do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia e será realizada em quatro módulos que vão até abril de 2022. 

Toda a metodologia foi construída pelo Núcleo Pedagógico da Unicopas, composto por Kelly Santiago, Jorge Silva, Selma Santos e Alex Cardoso. A construção também contou com o apoio de Daniel Pereira e Marislene Nogueira, integrantes da centrais afiliadas à Unicopas, e dos assessores políticos da organização Eugenio Alves, Daniel Rech, Quêner Chaves e Adilson Guimieiro.

Clique aqui para acessar o calendário completo do Curso à Distância sobre Incidência Política, Monitoramento e Construção de Políticas Públicas da Unicopas