Cooperativismo solidário na CNODS

Foto: Bruno Peres/ASCOM SG-PR

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) foi instalada nesta nesta terça-feira (19), em Brasília. A CNODS representa o compromisso do governo federal com a busca por um novo modelo de desenvolvimento, garantindo a inclusão e a justiça social com democracia e preservação ambiental.

A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) faz parte da Comissão e está sendo representada por Claudete Costa. A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) tem como titular Wend Gasparotto.

O cooperativismo com viés econômico solidário é uma estratégia de desenvolvimento fundamental para o alcance dos ODS, em especial, no combate à pobreza e à fome e na promoção de uma agricultura sustentável e cuidado com o meio ambiente.

A CNODS foi recriada pelo Decreto 11.704 de 14 de setembro de 2023. Com a posse e instalação da Comissão, os membros irão discutir os trabalhos necessários para o desenvolvimento de estratégias para iniciar uma ampla conscientização em todo o país acerca da implementação da Agenda 2030.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, quando líderes mundiais definiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. São 17 objetivos que congregam mais de 200 metas, uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Esta é a base da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A CNODS desempenha um papel significativo como espaço para diálogos e solidariedade social, explorando abordagens para impulsionar o crescimento do país, além de destacar perante a comunidade global a contribuição do Brasil para o desenvolvimento sustentável e democrático.

Com informações: Gov.br