Economia Solidária em pauta no Congresso Nacional

Encontros virtuais promovidos pela Unisol Brasil, central do cooperativismo solidário afiliada à Unicopas, mobilizaram parlamentares em prol da economia solidária

Fortalecer pautas que envolvem a economia solidária dentro do Congresso Nacional. Foi com este objetivo que a Unisol Brasil, central afiliada à Unicopas, em conjunto com representantes de empreendimentos econômicos solidários, promoveu, nas últimas semanas, reuniões virtuais com parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado.

Para dialogar sobre o Projeto de Lei 6.606/2019, o PL da Economia Solidária, a organização convidou a relatora na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a deputada Mara Rocha (PSDB-Acre) e a assessora Lidia Lacerda.

Durante a reunião, o presidente da Unisol Brasil e diretor-tesoureiro da Unicopas, Leonardo Pinho, colocou todos os processos, acordos e tramitações do PL na Câmara e no Senado e destacou: “a aprovação desse projeto de lei vai dar um salto de qualidade para as políticas públicas de economia solidária, deixando de ser iniciativa de um ou outro governo e se consolidando como política de Estado, uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário”.

A deputada Mara Rocha colocou-se à disposição para ampliar a interlocução com as prefeituras e impulsionar políticas públicas de geração de trabalho e renda e economia solidária. Além disso, ela compromete-se em construir um relatório em diálogo com as propostas trazidas pelos atores da economia solidária e promover uma audiência pública pela Comissão de Agricultura.

Outro encontro que marcou os trabalhos de incidência em prol da economia solidária foi a reunião com senador Jaques Wagner. Na oportunidade, foi destacada a importância da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 69/2019, que inclui a economia solidária no ordenamento econômico previsto na Constituição.

“O contexto da pandemia revelou que o Brasil está à deriva, sem nenhum projeto de desenvolvimento, e nós da Unisol Brasil e da Unicopas entendemos que o país precisa construir um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário. Por isso aprovar essa PEC é prioritária no próximo período”, destacou Pinho. O senador comprometeu-se em lutar pela proposta, além de receber pedidos para pressionar governo a agilizar a vacinação contra a Covid-19.

Com informações da Unisol Brasil