A Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop) recebeu nessa quinta-feira (6) a visita da comissão da União Europeia, juntamente com representantes da União Nacional das organizações do Cooperativismo Solidário (Unicopas) e da Central de. Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil). O encontro teve como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas na área de reciclagem de materiais recicláveis.
A comissão da União Europeia demonstrou grande interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pela Centcoop, que se destaca por ser referência no país em questão de modernidade e eficiência em reciclagem. Para potencializar a reciclagem no Distrito Federal, desde 2021, a Centcoop trabalha com outras organizações do setor e hoje atua em conjunto com 11 associações de catadores em uma área de 80 mil m², localizada na Cidade Estrutural.
Durante a visita pelas instalações, os participantes puderam observar de perto o processo de triagem, separação, classificação, pesagem e prensa de materiais recicláveis, além de acompanhar a atuação dos cooperados em todo o processo.
Um dos pontos ressaltados pelos integrantes da comissão e das entidades brasileiras foi a importância da reciclagem de materiais recicláveis no contexto ambiental e sustentável. A troca de conhecimentos e experiências entre as organizações tem sido fundamental para o fortalecimento e aprimoramento de práticas sustentáveis.
“Todo o material recolhido é proveniente da coleta seletiva. Um dos desafios que temos hoje é a aquisição de maquinário eficiente que otimize a cadeia da reciclagem. Por outro lado, trabalhamos também na conscientização da separação dos resíduos pelos moradores e na qualificação dos catadores para melhorar e otimizar a coleta e a separação dos materiais descartados”, pontuou Keysianny de Lima, diretora de projetos e social da Centcoop.
Desenvolvimento sustentável
Durante a visita, os representantes da comissão da União Europeia também ressaltaram a importância de conhecer de perto o processo da reciclagem já que trata-se, inclusive, de uma agenda ambiental, que incentiva a transição para uma cadeia mais sustentável. Até 2030, o Brasil assumiu, junto às Nações Unidas, o compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12, que diz respeito à redução significativa da geração de resíduos por meio da Economia Circular e suas ações de prevenção, redução, reciclagem e reuso de resíduos.
A reciclagem de materiais recicláveis desempenha um papel fundamental na redução da exploração de recursos naturais, além de diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de resíduos. Ao promover a Economia Circular, em que os materiais são reutilizados e reinseridos na cadeia produtiva, contribui-se para a diminuição da poluição e degradação ambiental, fomentando o desenvolvimento sustentável.
Além disso, a ação contribui no fortalecimento da cooperação entre Brasil e União Europeia para a ampliação das instalações e a aquisição de equipamentos modernos, garantindo um processo de reciclagem ainda mais eficiente e aumentando a capacidade de trabalho aos cooperados.
A visita da comissão da União Europeia à Centcoop representa um marco importante na busca por soluções sustentáveis para preservar o meio ambiente, e ocorreu no âmbito do projeto da Unicopas, coordenado pela Unisol Brasil, que conta com o apoio da União Europeia.