Unicafes apresenta Plataforma de Ações do Cooperativismo da Agricultura Familiar

Foto: Gustavo Laviola - Ascom Unicafes Minas Gerais/Divulgação

Na ocasião, foram apresentadas a deputados federais ações para fortalecer o segmento a partir de 2022, e consequentemente, mitigar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19

A Unicafes Nacional, em parceria com as Unicafes Estaduais, representada pela Unicafes Minas Gerais, realizou na terça-feira, 07 de dezembro, no Centro Cultural Missionário, em Brasília, o Ato de Lançamento da Plataforma de Ações do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Na ocasião foram apresentadas a deputados federais, ações para fortalecer o segmento a partir de 2022, e consequentemente, mitigar os prejuízos causados pela pandemia do coronavírus (Covid-19), já que o Cooperativismo permanece sendo um instrumento para inclusão socioeconômica, geração de empregos, distribuição da riqueza e melhoria da qualidade de vida da população.

A secretária de Mulheres e o presidente da Unicafes Nacional, Sandra Nespolo Bergamin e Vanderley Ziger, respectivamente, destacaram em suas falas os principais problemas que afetam a agricultura familiar contemporânea, como a insegurança alimentar; violência estrutural; desindustrialização; agressão ambiental; baixo impacto de políticas públicas; comoditização; subemprego; entre outros.

Conforme eles, é através do cooperativismo solidário que é possível vencer estes gargalos e continuar avançando. “Essa transversalidade, atrelada à territorialidade, o trabalho de gênero, geração, raça, étnicas, inclusão social, são pilares fundamentais para essa construção. Assim, este processo de articulação é fundamental e ímpar para o Sistema Unicafes”, disse Sandra.

De maneira geral, a Plataforma de Ações elenca como proposições essenciais a criação de uma Política Nacional de Promoção e Fortalecimento do Cooperativismo Solidário; Integração do Cooperativismo com a pauta ambiental; Inclusão do tema no Currículo Escolar; Desenvolvimento de uma Agenda do Cooperativismo como Instrumento Territorial; além de implantar as estruturas necessárias para desenvolver estas ações.

“Acreditamos que o cooperativismo pode e deve ser uma saída para a crise atual, e por isso, apresentamos aos parlamentares essa plataforma, para que contribua neste debate e paute a agenda política eleitoral vindoura. O cooperativismo é o ator central para o desenvolvimento das nossas regiões”, ressaltou Ziger.

Compromisso com a Agricultura Familiar

Além dos presidentes das Unicafes Estaduais e sua equipe de colaboradores, participaram do evento deputados dos estados do Amazonas, Brasília, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que se comprometeram a trabalhar em prol do cooperativismo e fomentar as ações propostas.

Ao usar a palavra, o deputado federal, Elvino Bohn Gass (RS) e a deputada federal, Tereza Nelma (AL), representaram todos os deputados presentes no evento e se colocaram à disposição da Unicafes para colaborar com essa construção coletiva do cooperativismo solidário.

Bohn Gass enfatizou que é preciso produzir com sustentabilidade, garantindo renda e promovendo a justiça. “Coloco meu mandato à disposição da Unicafes. Vamos construir relações democráticas e participativas, que gerem qualidade de vida para todos”. Tereza frisou que a agricultura familiar é a base, o alicerce de toda a economia brasileira e precisa ser priorizada. “É necessário instrumentalizá-la e qualificá-la e estarei junto trabalhando por essa causa”, se comprometeu.

Durante o encontro foi servido um café, preparado pela Cooperativa da Central do Cerrado, com produtos da agricultura familiar e do agroextrativismo. Além disso, os parlamentares foram presenteados com kits de produtos da agricultura familiar de Minas Gerais e da Bahia, e também receberam o informativo institucional da Unicafes Nacional e de Minas Gerais.

Texto: Daiane Benso-Ascom Unicafes Nacional