Agricultores familiares usam a internet para potencializar produção orgânica

Foto: Família Bertipaglia/Divulgação

Com o objetivo de divulgar a agricultura orgânica familiar, os irmãos Nerly e Éder Antônio dos Santos Bertipaglia, de Dourados, região Centro-Oeste do Mato Grosso do Sul, criaram um canal no Youtube com conteúdos sobre a produção de hortaliças e frutas da família. Informações sobre o mercado, os desafios, combate às pragas, diversificação de espécies, qualidade, entre outros assuntos são compartilhados nos vídeos.

Integrantes da Cooperativa de Produção e Comercialização da Rede dos Produtores Orgânicos do Mato Grosso Do Sul (Cooperapoms), a família, formada pelo pais (Maria e Antônio Carlos), pelos irmãos (Eder Antônio, Miguel Carlos, Nelson Rubens e Nerly) e a cunhada (Sueli), trabalha no setor há mais de uma década. Anteriormente à pandemia do Coronavírus (Covid-19), comercializavam os produtos em feiras, bem como para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sendo que atualmente realizam entregas em domicílio.

A produção orgânica é composta por mais de 50 tipos diferentes de itens, como: abóbora, abobrinha, acelga, alcachofra, alface, alho, almeirão, agrião, banana, batata, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cebolinha, cenoura, coentro, couve, couve-flor, chicória, ervilha, espinafre, feijão, figo, vargem, gengibre, inhame, jiló, limão, mamão, manjericão, maxixe, melancia, melão, milho, morango, manga, maracujá, nabo, pepino, pimenta, pimentão, poncã, quiabo, repolho, rabanete, rúcula, salsão, salsa e tomate.

Para Nerly, é um desafio fazer os vídeos, no entanto, uma maneira de divulgar o negócio da família e auxiliar outras pessoas que têm interesse no setor. “Temos como lema que família que trabalha unida, permanece unida. E assim temos vivido ao longo dos anos, buscando o nosso sustento, nos aperfeiçoando nessa área que tanto amamos, e agora, esperando ajudar às pessoas através dos nossos vídeos”, ressalta.

Assista ao vídeo e conheça a produção orgânica da família:

Mais informações:

Instagram: https://www.instagram.com/bertipaglia
E-mail: familiabertipaglia@gmail.com

Texto: Daiane Benso/Ascom Unicafes Nacional