Ao todo, 85 mulheres de todo o Brasil participaram dos encontros regionais de formação da Unicopas
Fruto das atividades desenvolvidas no projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) promoveu em todas as regiões do Brasil encontros de formação exclusivos para mulheres do cooperativismo solidário.
As capacitações, que reuniram 85 representantes das centrais afiliadas – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, teve como objetivo estreitar laços, trocar experiências e ampliar o fluxo de informações. Além disso, os eventos tiveram como base a construção da identidade coletiva entre as participantes, integrando a Unicopas com as bases e lideranças estaduais.
“A criação de vínculo e identidade compartilhada são elementos fundamentais para o fortalecimento da Rede Unicopas, objetivo central da nossa parceria com a União Europeia”, destacou Renata Studart, coordenadora de Projetos da Unicopas.
Os encontros mostraram que mais de 70% das mulheres da Rede Unicopas se declararam ser pretas ou pardas e a maioria está envolvida em atividades relacionadas à agricultura familiar, ao artesanato e à reciclagem.
Esta semana, as lideranças mulheres estarão em Brasília para a realização do encontro nacional. A atividade ocorre concomitantemente ao encontro das juventudes e antecede o Encontro Nacional da Rede Unicopas.