Comercialização e formação são temas estratégicos para mulheres do Sul

Encontro de Mulheres da Unicopas da região Sul mostrou que ainda é preciso fortalecer o protagonismo delas no cooperativismo solidário

Quais estratégias podemos construir para avançar no fortalecimento da participação e do protagonismo de mulheres no cooperativismo solidário?

Como criar mecanismos que animem a participação dessas mulheres?

Esses foram alguns dos questionamentos trazidos pelo grupo de participantes do primeiro Encontro de Mulheres da Unicopas do Sul, que encerrou o ciclo de formação realizado pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) em todas as regiões do Brasil e promovido exclusivamente para elas. 

Conforme as mulheres do Sul, para potencializar a comercialização de produtos feitos por elas, é preciso investir em intercâmbios e na promoção de empreendimentos femininos a partir da criação de coletivos que fortaleçam a atuação de mulheres. 

Um pontapé dado pelo evento realizado, que reuniu representantes das quatro centrais afiliadas à Unicopas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores. 

A formação com olhar para a integração política também foi destaque da roda de conversa. Além dos grupos só de mulheres, as participantes salientaram a importância de construir capacitações específicas para elas, com troca de experiências em espaços de acolhimento e reflexões. 

Os encontros regionais das mulheres da Unicopas fazem parte das ações do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’, co-financiado pela União Europeia. Os eventos, realizados de forma virtual, foram preparatórios ao Encontro Nacional das Mulheres da Unicopas, que ocorrerá na última semana de março.