Unicopas promove formação para fortalecer articulação nos estados

Foto: Bi Antunes l Arte em Movimento

Reunião virtual ocorreu na manhã desta quarta-feira (14) e reuniu cerca de 50 representantes do cooperativismo solidário de vários estados do Brasil

A exemplo de estados como o Rio Grande do Sul e a Bahia que já iniciaram processos de aproximação e articulação das centrais representativas do cooperativismo solidário no Brasil – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores, todas afiliadas à Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) – outros estados da federação também começam a organizar ações conjuntas que visam potencializar e fortalecer empreendimentos econômicos solidários em todo o país.

Mais próxima das bases e com o objetivo de subsidiar essa construção, a Unicopas promoveu na manhã desta quarta-feira, 14 de junho, uma reunião formativa com cerca de 50 representantes do cooperativismo solidário de estados como Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Para Claudete Costa, catadora de materiais recicláveis e vice-presidenta da Unicopas, este movimento fortalece um campo do cooperativismo, que além de unir campo e cidade, dialoga diretamente com os princípios da economia solidária. “Nós, dos pequenos empreendimentos, também temos nosso potencial econômico e de trabalho. Nós também precisamos ser vistos, ouvidos, respeitados e representados. Por isso, nós estamos construindo este cooperativismo feito por trabalhadores para trabalhadores”.

Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas, por sua vez, lembrou que, neste processo, nos esbarramos em uma legislação – a Lei Geral do Cooperativismo – criada no período da ditadura civil-militar que segue os padrões daquela época até os dias de hoje. “Dentro da nossa estrutura organizacional atuamos em três frentes: junto ao parlamento, ao sistema de justiça e com a sociedade civil, para, juntos e juntas, fortalecermos esse novo sistema cooperativista. Esta atividade foi um marco para definirmos os próximos passos de ações concretas da Unicopas nos estados”, salientou.

Construção esta que já tem avançado. “A reflexo da estratégia nacional, entendemos que o caminhar junto é necessário, potencializa e fortalece o nosso cooperativismo. Na Bahia estamos, com as quatro centrais, articulando ações conjuntas de comercialização”, exemplificou Anne Sena, presidenta da Unisol Bahia e conselheira fiscal da Unicopas.

Nelsa Nespolo, da Unisol do Rio Grande do Sul, destacou ainda que “ao trazer nossas organizações mais para perto, começamos a encontrar caminhos para o reconhecimento da Unicopas nas bases”. Um processo de visibilização reforçado por Gervásio Plucinski, da Unicafes do mesmo estado. “Isso nos dá unidade”.

A reunião formativa com os estados foi a primeira de muitas ações previstas para a construção e o fortalecimento do cooperativismo solidário – feito por trabalhadores para trabalhadores – no Brasil. A atividade foi coordenada por Renata Studart, coordenadora de Projeto da Unicopas, e conduzidas pelos advogados populares Leonardo Kauer e Eugênio Alves, sendo o último também assessor jurídico da Unicopas e da Unisol Brasil.