União Europeia visita experiências do cooperativismo solidário

O Chefe de Cooperação, Stefan Agne, e Alexander Kuhl, Oficial de Programa, ambos da Delegação da União Europeia no Brasil, foram acompanhados por dirigentes da Unicopas em visitas no Paraná e São Paulo. Na oportunidade, eles puderam conhecer experiências de cooperativas de reciclagem e agricultura familiar. 

Ações de solidariedade que têm como principal estratégia a intercooperação entre campo e cidade. Enquanto nas pequenas propriedades rurais, agricultoras e agricultores familiares garantem a produção de alimentos saudáveis, grupos organizados nas cidades já estão preparados para receber, preparar e distribuir comida nas periferias dos grandes centros, entidades sociais e pessoas em situação de rua. 

Em tempos em que a pandemia do novo coronavírus endureceu ainda mais a realidade de milhares de famílias brasileiras, receber marmitas ou cestas recheadas de alimentos é um respiro em meio à crise política e econômica pela qual o Brasil passa. 

“Pudemos ver de perto como essas ações acontecem de forma concreta. Nós, da Unicopas, acreditamos neste tipo de desenvolvimento, que valoriza a produção local, a diversidade, que movimenta a economia das cidades e que gera trabalho e renda para as populações mais vulneráveis”, destacou Leonardo Pinho, dirigente da Unicopas e presidente da Unisol Brasil. 

Pinho foi um dos dirigentes que acompanharam Stefan Agne, Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, nas visitas às experiências do cooperativismo solidário no estado Paraná. 

Além de conhecerem o assentamento da reforma agrária Terra Livre, onde vivem 107 famílias do município de Lapa, que fica a pouco mais de 70 quilômetros de Curitiba, capital do estado, Agne também foi recebido nas cooperativas de reciclagem Catamare e Cataparaná, ambas localizadas na capital paranaense. Na oportunidade, o Chefe de Cooperação foi acompanhado por Carlos Alencastro Cavalcanti, dirigente da Unicopas e da Unicatadores. “As visitas foram grandemente proveitosas”, sublinhou. 

Também foi com o objetivo de conhecer de perto ações do cooperativismo solidário alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que Alexander Kuhl, Oficial de Programa da Delegação da União Europeia do Brasil, visitou experiências no estado de São Paulo.

Recebido pela equipe da Unisol Brasil, central afiliada à Unicopas, Alexander conheceu as instalações da cooperativa de materiais recicláveis Cooptresc, onde teve a oportunidade de conversar com catadoras e catadores para entender a realidade da catação no Brasil.

A agricultura familiar, responsável pela produção de mais de 70% da comida que vai para a mesa das famílias brasileiras, também esteve na rota. Na ocasião, o Oficial da União Europeia também acompanhou a experiência da Coopercentral, a maior distribuidora de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar do estado, além do Armazém do Campo, uma loja com vendas diretas da produção camponesa para o consumidor.

A Unicopas, desde 2018, executa uma parceria de cooperação internacional junto à Delegação da União Europeia no Brasil. Com o  objetivo de promover um desenvolvimento equitativo, sustentável e inclusivo para as populações mais vulneráveis do Brasil, o projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’ reforça a importância do modelo de trabalho cooperativo e associativo na promoção de um desenvolvimento com mais sustentabilidade e justiça social.