Parceria potencializa ações do cooperativismo solidário na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil
Contribuir para o que Brasil alcance, até o ano de 2030, as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este é um dos compromissos firmados pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), criada em 2014 a partir da junção das quatro principais centrais do cooperativismo solidário no Brasil: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab/MST e Unicatadores.
Para alavancar as ações já desenvolvidas em parceria com a União Europeia, a Unicopas se junta formalmente ao Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030). O grupo, que atualmente conta com cerca de 50 membros de diferentes setores, foi formado a partir do entendimento de que a definição e implementação dos ODS devem levar em conta o acúmulo das Organizações da Sociedade Civil que vêm trabalhando diretamente na defesa de direitos, no combate à desigualdade e no respeito aos limites do planeta.
A Agenda 2030 é um compromisso global pactuado por 193 países na ONU, em 2015, com importante liderança do Brasil. Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estipulam metas para serem seguidas por todos os países do mundo, com o objetivo comum de erradicar a pobreza, combater as desigualdades (inclusive as de gênero) e as injustiças sociais, ao mesmo tempo controlando as mudanças climáticas, revendo padrões de consumo e colocando a economia a favor de desenvolvimento que ‘não deixe ninguém para trás’, como diz o seu lema. Com a pandemia da Covid-19, para o GT Agenda 2030, é ainda mais urgente que essas metas globais sejam adotadas no Brasil.
“O cooperativismo e a economia solidária são estratégias fundamentais para que o Brasil tenha um desenvolvimento com mais sustentabilidade e justiça social, pois são instrumentos que surgem como alternativas ao desemprego e à geração de renda, em especial, às populações mais empobrecidas”, destaca Francisco Dal Chiavon, presidente da Unicopas.
A organização soma esforços ao GT da Agenda 2030 concomitante a realização da campanha ‘Mudar o Jogo: Agenda 2030 para vencer a Covid-19’, cujo objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o tema e fomentar, junto às gestões municipais, a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Também fruto desta articulação, a Unicopas foi convidada para participar de uma reunião do Comitê Interinstitucional da Agenda 2030 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A participação da Unicopas na reunião demonstra uma abertura ao diálogo com entidades da sociedade civil comprometidas com a implementação dos ODS. Esse encontro marcou a transição da presidência do Comitê, da conselheira Maria Tereza Uille para conselheira Flávia Pessoa, quando a Unicopas pôde acompanhar as conquistas alcançadas e contribuir na construção de estratégias de monitoramento e implementação das metas dos ODS no poder judiciário”, explicou Renata Studart, coordenadora de Projetos da Unicopas.