Unicopas realiza Assembleia e elege nova diretoria

A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) realizou sua assembleia geral, de forma digital, na última sexta-feira (16). O momento reuniu 25 delegados e delegadas das Centrais filiadas: Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Unicatadores (União Nacional de Catadoras e Catadores do Brasil) e Unicrab (União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil).

“É muito importante ver que cada vez mais a Unicopas cresce, com todos que passam por essa equipe de trabalho, somando nesta construção coletiva. São muitos desafios, mas também muitas conquistas”, disse Claudete Costa que finaliza sua gestão como presidenta.

Entre as pautas da assembleia destacaram-se a apreciação do Relatório Anual de Atividades e do Parecer do Conselho Fiscal; a eleição e posse de integrantes da nova Diretoria e do Conselho Fiscal, além da deliberação sobre o Plano de Atividades anual. 

Eleição da Diretoria

Após a aprovação do relatório e das contas, a Assembleia avançou para a eleição e posse dos novos membros da Diretoria. O novo presidente, Gervásio Plucinski, foi eleito por unanimidade, junto com a vice-presidente Claudete da Costa Ferreira e toda diretoria.

Composição da nova Diretoria:

– Presidente: Gervásio Plucinski – Unicafes

– Vice-Presidente: Claudete da Costa Ferreira – Unicatadores

– Secretária: Anne Guiomar de Sena Silva – Unisol

– Tesoureiro: Ederson Moreira Ramos (Diego) – Unicrab

Além da Diretoria, também foram escolhidos os integrantes do Conselho Fiscal, que inclui:

Conselheiros Efetivos:

– Ivanilda da Conceição Gomes (Unicatadores)

– Neli de Souza Silva Medeiros (Unicatadores)

– Arildo Mota Lopes (Unisol)

Conselheiros Suplentes:

– Rodrigo Araújo Sousa (Unisol)

– Fátima de Lima Torres (Unicafes)

– Adelar José Pretto (Unicrab)

Compromissos e expectativas

O novo presidente, Gervásio Plucinski, destacou a importância do fortalecimento do cooperativismo solidário no Brasil e convocou todos os membros para se empenharem em prol do sucesso da Unicopas. 

“Queria agradecer às nossas Centrais pela construção que a gente conseguiu fazer. Nós temos um papel importante, temos história, e eu acho que esse é o compromisso que nós, enquanto direção eleita hoje, temos que assumir para esse próximo período, ou seja, nós vamos fazer com que a Unicopas continue crescendo a partir desse diálogo e dessa construção coletiva. Quero muito contar com a parceria de todas as Centrais, de todos os diretores, dos conselheiros fiscais, enfim, e de todas as cooperativas, lideranças, nesse trabalho”, disse o presidente eleito.

Gervásio Plucinski, presitente eleito na Assembleia Geral da Unicopas

A secretária eleita, Anne Sena, destacou a importância de ter na composição da diretoria mulheres e lideranças das organizações populares. “Estar aqui é também poder reafirmar esse processo de igualdade, E, enquanto Secretária, eu sei que um dos grandes desafios que nós vamos ter para essa próxima gestão é nos aproximarmos cada vez mais dessa base. A gente precisa garantir que a Unicopas seja realmente cada vez mais uma casa mais viva, mais democrática e mais conectada com as urgências do nosso povo.E que essa gestão seja lembrada não apenas pela composição, mas pelo que ela vai entregar e com certeza nós vamos entregar mais unidade, mais cooperativas fortalecidas, mais políticas públicas para disputar e mais inclusão real”, afirmou a secretária eleita.

Anne Sena, secretária eleita na Assembleia Geral da Unicopas

“Eu conto com cada um e cada uma, porque nós vamos fazer uma gestão coletiva. Em nome da Unicrab, também quero me comprometer em ajudar a fortalecer e construir a unidade. Todos nós sabemos da nossa diversidade, da nossa riqueza e do tamanho que tem a Unicopas. Os nossos rostos demonstram quem nós somos de fato. Cada um traz no seu rosto as suas cicatrizes, a sua história de luta. Então, todo o respeito para a história de cada central, de cada companheiro, de cada companheira, é nessa diversidade que nós vamos construir a unidade e é aí que está a qualidade do cooperativismo popular e solidário desse país” afirmou o tesoureiro eleito Ederson Moreira Ramos (Diego).

Diego Moreira, tedoureiro eleito na Assembleia Geral da Unicopas

O mandato da nova diretoria terá duração até 2029, e os próximos passos incluem a realização de planejamento estratégico para 2026 e uma nova Assembleia em fevereiro de 2026.

A Assembleia foi um momento significativo que reafirma o compromisso renovado com os princípios do cooperativismo e a solidariedade entre as organizações participantes.

Veja outras imagens da Assembleia Geral: