Em comemoração aos 20 anos de atuação da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, representantes de entidades de fomento, empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, pesquisadores e organizações da economia solidária se reuniram em evento nacional, em Salvador (BA), nos dias 2, 3 e 4 de agosto.
A Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) marcou presença no evento e foi representada por Arildo Mota, atual presidente da Unisol Brasil; Regina Dantas de Carvalho, Secretária Nacional da Unicafes e Jeane dos Santos, coordenadora estadual da Unicatadores. Durante o evento, a Unicopas participou da mesa de debate sobre Marco regulatório – Reconhecimento Legal e Promoção da Economia Solidária nos Estados e Municípios.
“Temos o grande desafio de fortalecer a Economia Solidária a partir da autogestão, do cooperativismo e do associativismo. Aqui tivemos a oportunidade de debater as pautas da base, dos estados, dos municípios e das ruas para que a Rede de Gestores possa constituir políticas públicas que atendam a todos e todas”, ressaltou Arildo Mota.
Cerca de 300 gestores e gestoras que atuam no segmento participaram do evento, além de organizações fundamentais na construção da Economia Solidária. O encontro contou com palestras, debates, mostras de soluções práticas e atrações culturais.
Jeane dos Santos, da Unicatadores e catadora de materiais recicláveis na cooperativa Cana Recicla, também representou a Unicopas no evento. Para ela, o encontro de gestores apresentou um leque de possibilidades para o avanço da Economia Solidária no País. “Percebi que nossa categoria, dos catadores, ganhou destaque nesta edição da Rede de Gestores e isso me deixou ainda mais motivada a continuar na luta. A Economia Solidária é praticada por todos nós, que nos reunimos e nos organizamos por cooperativas e associações de formas diferentes e fazendo o repasse e a circulação de renda pelo Brasil”.
Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária
A Rede é uma articulação de gestores e gestoras de políticas de economia solidária que tem como objetivo proporcionar intercâmbio, interlocução, interação, sistematização, proposição de políticas públicas governamentais e realização de projetos comuns para o fomento e desenvolvimento da economia solidária, buscando qualificar a proposição e ações desenvolvidas a partir dos órgãos de governo para este segmento.
Neste ano, a Rede comemora duas décadas de atuação fomentando o desenvolvimento, promovendo articulações e intercâmbio, além de proposições de políticas públicas no Brasil. A Bahia foi escolhida para abrigar o evento porque o estado é uma referência nacional nas políticas públicas de Economia Solidária.
Com informações:
Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e Governo da Bahia