Unicopas lança websérie Outro Mundo Possível na ExpoCatadores 2024

Em 24 episódios a websérie Outro Mundo Possível revela o poder transformador do cooperativismo solidário. Cada episódio mergulha em experiências que demonstram como o trabalho cooperativo e guiado pelos princípios da economia solidária pode gerar impacto social e econômico significativo na vida de tantas pessoas.

“O lançamento da websérie Outro Mundo Possível, a articulação com a Cozinha da Ocupação 9 de julho e a integração campo e cidade, marcam a presença da Unicopas nesta edição da ExpoCatadores, espaço que fortalece as nossas estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo e da economia solidária”, destaca o coordenador de projetos da Unicopas, Mateus Mendonça.

Unicopas na feira

“É o segundo ano que a Unicopas participa como convidada. E para mim, que sou uma mulher negra, periférica e catadora de materiais recicláveis, estar à frente da presidência é muito importante porque isso mostra o elo de parceria, de integração do campo e da cidade, mostra esse envolvimento de responsabilidade para trazer melhorias para catadoras e catadores e, ao mesmo tempo, fortalecer o cooperativismo solidário no Brasil”, afirma a presidenta da Unicopas, Claudete Costa. 

O espaço da Unicopas na feira apresenta a missão institucional e reúne as centrais  que compõem a organização: Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária); Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários); Unicrab (União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil) e Unicatadores (União Nacional de Catadoras e Catadores do Brasil). 

Na programação a Unicopas compõe o Painel de Debates, com o tema “Estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo e da Economia Popular Solidária”, na  quinta-feira (19), às 14h, junto com Unicafes, Unisol, Unicatadores, Concrab, Cáritas Brasileira, Senaes e Secretaria Geral da Presidência.

A websérie 

Com uma abordagem sensível e humana, Outro Mundo Possível explora temas essenciais como o protagonismo das mulheres, o papel das juventudes e a força do cooperativismo na redução das desigualdades. Além disso, aborda questões como inclusão racial, enfrentamento à violência de gênero e sustentabilidade econômica e ambiental, mostrando que o modelo vai além de estratégias de mercado: é uma forma de cuidar das pessoas e do planeta. 

A websérie revela também o alinhamento do cooperativismo solidário com os objetivos de acordos internacionais, como o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao contrário de práticas que degradam o meio ambiente, as cooperativas solidárias promovem o uso responsável dos recursos naturais, demonstrando que é possível crescer economicamente sem abrir mão da sustentabilidade. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube da Unicopas

Feira de oportunidades

“Este é um evento que traz muitos benefícios e oportunidades para nós catadoras e catadores de materiais recicláveis, no quesito conhecimento e tecnologia, desenvolvimento voltado para nosso trabalho dentro das bases, na questão do maquinário e das novas tecnologias para facilitar o trabalho no dia a dia. É também um espaço de inclusão no mercado e confraternização do setor. Essa é uma feira super esperada por nós”, afirma Claudete.

Claudete Costa, presidenta da Unicopas durante painel na ExpoCatadores 2024. Foto: Juce Rocha/Unicopas

Reconhecida como o maior ponto de networking entre catadores, setor privado e setor público, a ExpoCatadores espera reunir mais de três mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, além de visitantes diários. De 18 a 20 de dezembro, o evento no Distrito Anhembi, São Paulo (SP) promoverá palestras, painéis de debate e apresentações sobre as novas tecnologias que estão transformando o setor de reciclagem no Brasil e no mundo, além de fomentar parcerias e negócios entre empresas, cooperativas de catadores e catadores autônomos.