Por um Brasil sustentável, cooperativo e solidário. Com foco nos princípios da coletividade e da transformação social, a Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) apresentou, nessa terça-feira (20), a Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário, à parlamentares e representantes do governo federal.
O documento, construído a partir da Plataforma de Ações Estratégicas do Cooperativismo Solidário, traz um conjunto de propostas para enfrentar os desafios do país e reafirmar a atuação e a organização da classe produtora por meio das cooperativas solidárias.
“Esta Plataforma de Fomento representa um caminho de propostas das principais centrais do cooperativismo solidário com unidade da classe trabalhadora para a construção de um modelo de desenvolvimento ao país. Defendemos a inclusão, a sustentabilidade e a solidariedade e acreditamos no potencial da economia e do cooperativismo solidário para um ambiente mais justo e com oportunidade a todos”, destaca Claudete Costa, presidenta da Unicopas.
Clique aqui para acessar a Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário
Com propostas para geração de renda, o documento também inclui ações de fomento, incentivo ao setor produtivo e ao estímulo à “portas de saída” das políticas sociais a partir da capacitação e da garantia de melhores condições aos trabalhadores. O deputado federal Zeca Dirceu comentou que a bancada aliada ao governo no Congresso Nacional está empenhada em analisar as propostas da sociedade civil a fim de contribuir para os avanços necessários na geração de emprego e renda da população.
A deputada federal Erika Kokay, também prestigiou o evento e ressaltou o cooperativismo como resgate da sustentabilidade, da solidariedade e da produção saudável. “O cooperativismo mostra que é possível horizontalizar e construir uma nova forma de produção que não seja pautada na exploração. Para a organização das mulheres, o trabalho cooperado é fundamental porque possibilita a inclusão, a participação e a transformação da sociedade”.
O documento, elaborado coletivamente pelas principais organizações do cooperativismo e da economia solidária – Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores -, todas filiadas à Unicopas, apresenta os objetivos e a missão do cooperativismo solidário, as proposições para programas e políticas governamentais, destaques institucionais e a atuação junto aos poderes Executivo e Legislativo.
Maysa Gadelha, vice-presidenta da Unicopas, comentou sobre a presença da organização junto ao governo e destacou que o material mostra não só o potencial das cooperativas solidárias, mas também aponta os rumos para o desenvolvimento. “Estamos em um momento oportuno para a Unicopas ter uma presença mais incisiva e com maior visibilidade junto aos parlamentares para a implementação das nossas ações”.
O lançamento da Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário ocorreu em Brasília, como parte da programação do 12º Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário, organizado pela Unicafes Nacional em agenda conjunta do Conselho de Administração e dos Educadores do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (Pecsol).
De acordo com o presidente da Unicafes, Aparecido Alves, foi um momento muito importante para o fortalecimento do cooperativismo solidário como um todo. Esta semana, a Unicafes realizou assembleia nacional em Brasília e apresentou um plano de agricultura familiar e economia solidária junto ao Plano Safra do governo federal. Na oportunidade, a Unicopas e a Unicafes realizaram o encontro com parlamentares para apresentar a Plataforma de Fomento ao Cooperativismo Solidário aos deputados.
Também participaram do evento os deputados federais Elton Welter, Antônio Tadeu Veneri, Alexandre Lindenmeyer, Elvino José Bohn Gass e Fernando Mineiro; a coordenadora do Agronegócio do Sebrae, Newman Costa e a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.