Senaes publica primeiro boletim de 2026

Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária do MTE. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) publicou nesta tem segunda-feira (12), o primeiro boletim 2026, trazendo importantes atualizações e perspectivas para a Economia Popular e Solidária neste ano que se inicia.

Nesta edição, o boletim destaca a mensagem inspiradora do Secretário Nacional, Gilberto Carvalho, que convida todos a superarem suas conquistas e a se unirem em prol de uma Economia Solidária mais forte e inclusiva. “Com a regulamentação da Lei Paul Singer em 2025, novos horizontes se abrem, permitindo que empreendimentos e redes de Economia Solidária acessem políticas públicas com maior facilidade”, diz a publicação.

Principais Destaques:

  • Prioridades para 2026: Gilberto Carvalho compartilha as metas da SENAES, incluindo a consolidação do Programa Paul Singer e o lançamento do Programa Educar e Cooperar.
  • Recursos para Redes Solidárias: A SENAES celebrou termos de fomento com 11 organizações sociais, destinando R$ 15 milhões para o fortalecimento de Redes de Cooperação Solidária.
  • Acesso a Financiamentos: Com a regulamentação em vigor, os empreendimentos poderão obter créditos de forma mais acessível, promovendo um ecossistema robusto de Economia Solidária.

A SENAES também está preparando uma live em janeiro, marcada para o dia 30, onde mais informações e interações com a comunidade serão discutidas.

Acesse o boletim completo e fique por dentro das novidades e oportunidades que a Economia Popular e Solidária tem a oferecer. Para mais informações e sugestões, entre em contato através do e-mail: comunicacao.senaes@trabalho.gov.br.

Link para o Boletim: Clique aqui para acessar

Vamos juntos construir um futuro mais solidário e próspero!