SENAES incentiva participação em Consulta sobre Contratações Públicas

Arquivo Unicopas

A Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) divulgou a 86ª edição do seu boletim, trazendo informações relevantes sobre os avanços e desafios da Economia Popular e Solidária no Brasil.

“A Economia Popular e Solidária inicia 2026 com desafios importantes e, ao mesmo tempo, com avanços concretos que fortalecem sua consolidação como política pública no Brasil. Esta edição do Boletim da
SENAES apresenta informações sobre instrumentos estratégicos para o setor, como o fortalecimento do CADSOL, o avanço das redes de economia solidária, a participação social nas compras públicas e os aprendizados que emergem do trabalho territorial do Programa Paul Singer”, diz a publicação.

O boletim informa que em 2025 foram criadas 26 comissões estaduais e municipais para fortalecer o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL). A meta para 2026 é alcançar 5 mil empreendimentos cadastrados.

Outro destaque do boletim são as informações sobre a Rede de Gestores Públicos. A SENAES destaca a importância da Rede que promove intercâmbio de experiências e conhecimento entre gestores públicos para fortalecer a Economia Solidária. Para fazer essa abordaegm, o Boletim da Senaes convidou Jairo dos Santos, da Secretaria Executiva da Rede e, também, conselheiro do Conselho Nacional de Economia
Solidária, para uma conversa sobre o tema.

O informativo da Senaes traz também uma convocação para participação na Consulta Pública sobre Contratações Públicas. É possível contribuir com esta consulta pública sobre o Plano de Ação 2027–2031 até 8 de março. A participação é aberta a todos, permitindo sugestões que fortalecerão a Economia Solidária nas compras públicas.

O Plano de Ação 2027–2031 da Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ENCP) é conduzido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na plataforma Brasil Participativo do Governo Federal. Todo cidadão pode participar, dando sua opinião, fazendo críticas e sugestões, sobre as iniciativas que vão compor o plano quinquenal, numa primeira etapa. Num segundo momento, as sugestões são analisadas; e, por fim, é realizada a publicação das contribuições feitas pela sociedade.

🔗 Participe da consulta aqui!

A SENAES continua seu trabalho vital para promover a Economia Popular e Solidária, incentivando a participação da sociedade e buscando avanços significativos nas políticas públicas. Para mais detalhes e para participar das iniciativas, acesse o boletim completo AQUI

Fique atento aos próximos boletins e contribua para a construção coletiva da Economia Solidária!