Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Agricultura Familiar, a União Nacional de Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), realizou, entre os dias 26 e 28 de julho, seu II Seminário Estadual de Sergipe.
O evento, realizado na capital sergipana, teve o objetivo de promover a intercooperação e debater os desafios e as oportunidades das organizações, além dos caminhos necessários para o fortalecimento do cooperativismo solidário no estado.
“A cooperativa é um instrumento da cooperação para motivar grandes grupos, promover a formação entre as famílias e transformar nossa humanidade”, destacou Francisco dal Chavion, presidente da Unicopas.
Ao defender a pluralidade nas organizações, Leonardo Pinho, dirigente da Unicopas e presidente da Unisol Brasil, ressaltou que a organização foi construída de forma ampla, pois “o cooperativismo social e comunitário mostra que podemos produzir unidade na diversidade”.
Aprendizado compartilhado
O Seminário integrou agricultores familiares, trabalhadores do campo e da cidade, jovens, assentados da reforma agrária, catadores e catadoras de materiais recicláveis, artesãs e integrantes de cooperativas de crédito em busca da intercooperação, da troca de experiências e de conhecimentos.
“É aprendendo na base que a gente se faz presente, discutindo e construindo políticas públicas. Isso é liderança e sustentabilidade com inclusão direta de trabalhadores e trabalhadoras”, comentou Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas e presidenta da Unicatadores, sobre a disseminação do conhecimento.
De acordo com Genes da Fonseca, dirigente da Unicopas e presidente da Unicafes de Santa Catarina, o encontro foi uma grande oportunidade para troca de experiências entre lideranças capazes de administrar cooperativas e reforçar o cooperativismo no estado.
O encontro fez parte das atividades da emenda parlamentar do Deputado Federal João Daniel. “No sistema cooperativista todos precisam ter compreensão da importância da solidariedade e da viabilidade do setor produtivo das cooperativas para fortalecer todo o sistema da classe trabalhadora do Brasil, do campo e da cidade”, disse o Deputado ao encerrar as atividades do evento.
Protagonismo feminino dentro das cooperativas
Para demonstrar a força feminina no cooperativismo economicamente solidário, a Unicopas, juntamente com o coletivo Arte e Movimento, realizou um curta-metragem sobre a Cooperativa Doce Lar, em Sergipe. Organizada majoritariamente por mulheres, a Cooperativa é um exemplo de como a trabalho, a união e a solidariedade transformam vidas e dão mais dignidade à diferentes mulheres. O vídeo foi apresentado durante o II Seminário Estadual de Sergipe e pode ser acessado no Youtube da Unicopas.