Seminário Nacional para Lideranças discute fortalecimento do cooperativismo solidário

Seminário Nacional para Lideranças, Jovens, Mulheres, Cooperativas e Associações da Rede Unicopas, realizado em Brasília, reuniu dirigentes de vários estados para discutir pautas cruciais para o fortalecimento do cooperativismo solidário no país. O evento, organizado pela União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) e viabilizado a partir de emenda parlamentar do senador Jaques Wagner reúne representantes da agricultura familiar, empreendimentos solidários, assentados da reforma agrária e catadores e catadoras.

Durante o Seminário, foram debatidos diversos temas de relevância para o setor, destacando pautas internas para a estruturação da Unicopas. Em assembleia, a direção enfatizou a importância do fortalecimento da organização de lideranças e dirigentes de base nos estados, um dos pontos prioritários do planejamento estratégico de 2024. A alteração do estatuto da Unicopas também foi pautada em assembleia. Em votação, os participantes decidiram pela saída da Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab) e a inclusão da União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária Popular do Brasil (Unicrab) na composição da Unicopas. 

 A programação do evento também incluiu debates sobre práticas de gestão eficientes, estratégias para enfrentar desafios econômicos e sociais e o papel do cooperativismo solidário na construção de um futuro mais sustentável, principalmente no enfrentamento às crises climáticas que vêm se agravando e impactando a vida de milhares de pessoas, a exemplo das enchentes no Rio Grande do Sul. 

De acordo com a presidenta da Unicopas, Claudete Costa, a organização desempenha um papel importante na sociedade quando reúne centrais engajadas e envolvidas na construção de um futuro mais inclusivo. “É através da cooperação e da organização coletiva que podemos garantir melhores condições de vida e trabalho. A Unicopas vem se fortalecendo a cada gestão, sei que ainda temos muitos desafios e por isso precisamos da Unicopas forte e consolidada para avançarmos na pauta do cooperativismo e da economia solidária”.    

Unicopas: 10 anos de luta do cooperativismo solidário

Um dos momentos marcantes foi a celebração aos 10 anos da Unicopas com homenagem aos ex-presidentes da organização como Luiz Possamai, primeiro presidente da Unicopas pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura e Economia Solidária (Unicafes); Arildo Mota, da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil); e Francisco Dal Chiavon, da Concrab/MST. 

Reconhecendo o papel fundamental de suas contribuições para o fortalecimento do movimento cooperativista solidário, a celebração também contou com a presença de Gilberto Carvalho, secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego; Kleytton Guimarães, presidente da Fundação Banco do Brasil; Ana Terra Reis, secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (Seab), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).  

O Seminário Nacional da Unicopas foi realizado nos dias 3 e 4 de julho com o intuito de fortalecer ainda mais o papel das organizações solidárias na promoção da justiça social, desenvolvimento sustentável e geração de renda no campo e na cidade.