
Economia Solidária é pra geral! O jingle que embala o lançamento do Programa de Formação Paul Singer – Agentes de Economia Popular e Solidária dá o tom da chegada de 500 agentes nos 27 Estados do país. O lançamento do Programa na Região Centro-Oeste, envolvendo os estados de Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT) e Distrito Federal (DF) será nesta terça-feira (22), às 16h, no Auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios.
O evento reunirá representantes de movimentos de Economia Popular e Solidária, Coletivos Populares, trabalhadores/as do setor, autoridades do legislativo e executivo estadual e nacional, parceiros do Programa Paul Singer, entre outros. A expectativa é de um público de cerca de até 150 participantes.

O Programa Paul Singer é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Fundação Jorge Duprat de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO).
Na Região serão 48 agentes territoriais – educadores populares que vão promover, fortalecer e expandir a Economia Popular e Solidária, incentivando e contribuindo para a formação de novos empreendimentos e coletivos e qualificação dos já existentes. Vão também buscar parcerias com os movimentos, com o Legislativo e o Executivo, no sentido de construir marcos legais e políticas públicas para apoiar a Economia Solidária.
Os e as agentes vão contribuir para difundir e facilitar a atualização do novo Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL). A atuação de agentes de políticas públicas nos territórios está presente em muitos ministérios, a exemplo do Ministério da Saúde com os Agentes de Educação Popular em Saúde, da Cultura com os Agentes Territoriais de Cultura, os Agentes de Igualdade Racial, Agentes de Assessoramento Técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outros. O lançamento do Programa conta com apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
O Programa Paul Singer faz parte da estratégia de construção da Política Nacional de Economia Popular e Solidária e da construção de um Sistema de Formação de Economia Popular e Solidária, que pretende ser executado de forma integrada e articulada com outros programas da Senaes, como o Programa Manuel Querino (nos Institutos Federais); Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares e Projeto Educar e Cooperar (com o Sebrae), além de demais programas territoriais federais.
O Programa faz uma merecida homenagem a Paul Singer, economista e professor da Universidade de São Paulo (USP), referência no Brasil e no mundo em Economia Popular e Solidária. Em 23 de dezembro de 2024, a Lei no 15.068, também conhecida como Lei Paul Singer, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantindo reconhecimento social e governamental para a Economia Solidária.