Lançado nessa segunda-feira (22), o programa Coopera Mais Brasil prevê a expansão das redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o país e, consequentemente, o aumento na produção de alimentos a partir do fortalecimento do cooperativismo e associativismo na agricultura familiar.
A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), por meio das quatro centrais (Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Unicrab e Unicatadores), tem sido fundamental na luta por um país mais justo, inclusivo, sustentável e solidário, e sua participação no programa Coopera Mais Brasil promete trazer resultados significativos para o setor.
“Este programa representa a construção da nossa retomada. Enfrentamos muitos desafios e precisamos fortalecer nossas organizações para que nosso sustento seja valorizado com mais inclusão e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras que estão produzindo no campo e na cidade. A nossa luta é pela organização de cooperativas solidárias para que tenhamos direitos iguais e respeito de forma justa entre os cooperados e cooperadas”, pontuou a presidenta da Unicopas, Claudete Costa.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o programa consiste na construção de várias ações integradas para formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços diversos para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares. A medida busca, primordialmente, a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.
Paulo Teixeira, ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ressaltou que o programa está em uma nova etapa com o intuito de fortalecer as atuais cooperativas e fomentar novas cooperativas no Brasil. “A cooperativa é a forma superior de agricultura familiar, é onde o agricultor recebe apoio logístico, equipamentos, máquinas, acesso ao mercado, insumos e conhecimento. Estamos retomando com força para um longo passo ao setor”.
O lançamento oficial do programa ocorreu durante o “Seminário Nacional de Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar”, que reúne cerca de 450 representantes de cooperativas e associações até o dia 25 de abril na sede do Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO).
Confira a programação do Seminário Nacional Coopera mais Brasil:
Coopera Mais Brasil
O programa tem como meta beneficiar 6 mil cooperativas, 4 mil associações e empreendimentos solidários, além de 300 mil pessoas, incluindo dirigentes, gestores, técnicos, cooperados vinculados a esses empreendimentos, de todas as regiões do País, no período entre 2024 e 2028.
Seu objetivo principal é desenvolver ações integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços para fortalecer o acesso aos financiamentos por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares. Busca primordialmente a melhoria nos processos gerenciais, estimulando o desenvolvimento das boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos da Agricultura Familiar.
Com informações do MDA