Nesta segunda-feira (18) ocorreu a cerimônia de posse e instalação do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco). A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão presentes no Conselho, órgão colegiado integrante da estrutura da Secretaria-Geral que visa aproximar o diálogo entre a sociedade civil e o poder público.
Na ocasião, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, ressaltou que o momento é de reparação histórica e fortalecimento no debate da Agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e Confoco. “A sociedade civil resistiu bravamente nos últimos quatro anos”, pontuou o ministro.
Criado pelo Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, e implementado pelo Decreto nº 11.661, de 24 de agosto de 2023, o Conselho tem como objetivo divulgar boas práticas, propor e apoiar políticas e ações destinadas ao fortalecimento das relações de parceria das organizações da sociedade civil com a administração pública federal.
Fortalecendo o cooperativismo solidário
O cooperativismo solidário poderá ter destaque no Conselho a partir da sua composição com a atuação de organizações vinculadas ao cooperativismo solidário do país.
Composto por 40 membros, o Conselho conta com maior participação de organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais, sendo 20 representantes de órgãos públicos e 20 representantes de organizações da sociedade civil.
Na composição, a Unicopas é representada por Daniel Rech, assessor jurídico da Organização, como titular; e Larissa Assis, que faz parte do núcleo jurídico e de juventudes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-MG), como suplente.
Wend Gasparotto está representando a Unisol Brasil e Vanderli Assunção Ferrarezzi como suplente. Representando o MST, Giane Alvares Ambrósio Alvares e Iara Sánchez Roman estão como titular e suplente, respectivamente.. A participação da Unicopas no Confoco reforça as ações de fortalecimento das organizações da sociedade civil de economia solidária na incidência política nacional, referente ao projeto realizado pela Unisol Brasil, co-financiado pela União Europeia.
Com informações: Gov.br