Parceria garante coleta e triagem de resíduos em acampamento indígena

Foto: Apib

Durante o Acampamento Terra Livre (ATL), que ocorre até 28 de abril, a Unicopas, mais uma vez, promove ação de intercooperação entre campo e cidade. Por meio da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop), o Acampamento Terra Livre (ATL) conta com o apoio de cooperativas de reciclagem do Distrito Federal na coleta e gestão de resíduos sólidos. O objetivo, além de proporcionar trabalho e renda para profissionais da catação, é assegurar boas práticas sustentáveis de cuidado com o meio ambiente.

A parceria entre a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) garante a gestão de resíduos sólidos por meio da inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis no maior acampamento indígena do Brasil.

“A parceria entre a Unicopas e organizações de grandes eventos ajuda na inclusão de catadoras e catadores para geração de renda e dignidade de muitas famílias”, comenta Keysianny de Lima, diretora de projetos e social da Centcoop. Além de benefícios ambientais, a ação também possibilita o retorno dos materiais colhidos ao ciclo produtivo.

A cooperativa Flor do Cerrado, associada à Centcoop, está presente no evento com ação direta de recolhimento, coleta e triagem dos materiais descartados no local. No próprio acampamento, os cooperados selecionam os resíduos sólidos e encaminham para a cooperativa realizar o processo de finalização e revenda dos produtos. A Centcoop também marca presença organizando o processo de armazenamento, logística e transporte dos materiais.

Balanço final

De acordo com a programação do Acampamento Terra Livre, ao final do evento, na sexta-feira (28), haverá a apresentação de todo o trabalho realizado de coleta, triagem e a quantidade final de materiais recolhidos e destinados de forma correta durante o acampamento indígena.

Intercooperação com resultado

Esta é a terceira parceria realizada entre o movimento indígena e os trabalhadores do Distrito Federal. No ATL do último ano, cerca de 1 tonelada de resíduos sólidos foram coletados pelos cooperados participantes da ação. Esse tipo de intercooperação também já garantiu a gestão de resíduos em eventos como a posse do presidente Lula e a Marcha das Margaridas. Atualmente, a Centcoop conta com 21 cooperativas, sendo mais de mil pessoas atuando na coleta do Distrito Federal.