Unicopas, em memória, reforça e agradece legado deixado pelo professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, mais conhecido como Pinheirão. Grande referência para a agricultura familiar e camponesa no Brasil, em especial na promoção da agroecologia, Pinheirão dedicou décadas de sua vida em defesa de uma agricultura contra-hegemonica.
A agricultura familiar e camponesa no Brasil sofre uma grande perda neste 3 de julho de 2020. Aos 92 anos, o professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, mais conhecido como Pinheirão, veio a óbito vítima de covid-19. Já hospitalizado devido a um recente AVC, Luiz contraiu a doença no hospital e não resistiu.
O professor Pinheirão deixa um grande legado para a agricultura familiar no país, em especial à agroecologia, grande bandeira de luta e pesquisas desenvolvidas por décadas em várias universidades brasileiras e latino-americanas.
Uma vida dedicada em defesa de uma agricultura contra-hegemonica, ele deixou grandes legados para o avanço dos sistemas de produção de leita a pasto, que garantem, atualmente, a produção de alimentos saudáveis a milhares de famílias do campo.
Pinheirão permanece vivo na memória de milhões de camponeses e camponesas, estudantes e admiradores do Brasil e do exterior. Seremos eternamente gratos, guardaremos sua memória e seus ensinamentos em nossas mentes e corações.
Luiz Carlos Pinheiro Machado, nosso querido Pinheirão, presente sempre!
Unicopas
3 de julho de 2020.