A União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) vem a público manifestar apoio à luta de catadores e catadoras que atuam no lixão Fischer, incendiado na última segunda-feira (26), em Teresópolis.
Representantes de movimentos dos catadores e catadoras do Rio de Janeiro se reuniram nesta quarta-feira (5) com o prefeito de Teresópolis (RJ), Vinicius Claussen, para reivindicar medidas sobre a situação dos profissionais que mantém a renda a partir do trabalho da catação e separação de resíduos do lixão Fischer.
De acordo com a prefeitura, será enviado um projeto de lei à Câmara Municipal com pedido de urgência para a criação de benefício aos profissionais que atuam no local. Em reunião, o prefeito assegurou um fundo emergencial de três parcelas no valor de R$ 1.000,00 para famílias que trabalham no local.
Para ter direito ao benefício, os trabalhadores deverão ser moradores de Teresópolis; terem renda igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo; estarem inscritos no CadÚnico; não terem emprego formal; não receberem benefício social e estarem cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Participaram da reunião, Custódio da Silva, coordenador de mobilização e conscientização do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Paulo Rego da Silva, representante dos catadores e separadores, e Adriana Paganote, presidente da Associação de Moradores do Fischer.