Encontros Regionais das Mulheres da Unicopas fortalecem trabalhadoras do cooperativismo solidário
“A libertação financeira abre caminhos para outras libertações”, foi o que disse uma das participantes do segundo encontro regional das mulheres da Unicopas, que reuniu representantes do Norte e Centro-Oeste das quatro centrais afiliadas: Unicafes Nacional, Unisol Brasil, Concrab e Unicatadores.
Se a união faz a força, o trabalho cooperado e solidário liberta. Foi por meio do cooperativismo solidário que muitas mulheres conseguiram sair de situações de violência doméstica e encontraram uma profissão.
“Sinto que estamos perdendo o medo de fazer o enfrentamento. Para a gente conseguir, precisamos estar empoderadas, ter conhecimento, precisamos ter argumento”.
E também é preciso autocuidado. “Um olhar para nós mesmas dentro de cada contexto social. Precisamos fortalecer os grupos só de mulheres porque são nestes espaços que trocamos vivências e nos fortalecemos”.
Um fortalecimento que também vem por meio de ações de intercooperação entre mulheres. Afinal, é preciso expandir a comercialização dos produtos feitos por mulheres.
Com uma produção diversificada – legumes, frutas, verduras, polpas para suco, mel, cervejas e cachaças, para além do serviço prestado para a cadeia produtiva da reciclagem – elas lembram que é preciso pensar e expandir para além das políticas públicas existentes.
“Pensar a intercooperação para produzir alimentos saudáveis, comida orgânica, e que esses alimentos possam chegar até as famílias da periferia. Isso é uma intercooperação solidária. Como os nossos produtos podem chegar até as pessoas com baixa renda, que passam fome? Essas pessoas também têm o direito de um alimento saudável e de qualidade. Precisamos massificar a nossa produção e isso precisa estar em nosso horizonte, nos nossos planejamentos”.
Os Encontros Regionais das Mulheres da Unicopas fazem parte das atividades do projeto ‘Fortalecimento da Rede Unicopas’ que, devido à pandemia, estão sendo realizados de forma totalmente virtual.