Teve início na noite desta terça-feira (18) mais uma formação exclusiva para representantes de cooperativas e demais organizações vinculadas à Economia Solidária com foco na qualificação para incidência na agenda internacional. O curso ocorrerá até a próxima quinta-feira (10) e está disponível para a participação das mais de 145 pessoas inscritas.
Dentre os temas abordados no encontro de hoje, a Agenda 2030 ganhou destaque. Pauta essencial de âmbito global para a efetivação de um desenvolvimento de fato sustentável, o primeiro dia do encontro destacou estratégias para a incidência local. Neste sentido, Roselaine Mendes, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), apresentou algumas experiências.
Para Maysa Gadelha, vice-presidente da Unicopas, para que a transformação social aconteça é preciso que ações concretas sejam realizadas a partir dos territórios. “Abrir esse diálogo amplia as nossas possibilidades de parcerias internacionais, além de nos tornar agentes multiplicadores da própria mudança”.
O curso ‘Qualificação para incidência na agência internacional’ é promovido pela Unisol Brasil e Unicopas e ocorre no âmbito do projeto apoiado pela União Europeia. As aulas estão sendo ministradas em parceria com o Humanitas (Centro de Formação em Ciências Humanas e Artes).