Foro Permanente para Acordos Internacionais e Economia Solidária: um marco no cooperativismo

O evento de lançamento do Foro Permanente para Acordos Internacionais e Economia Solidária, realizado na última quarta-feira (3), em Brasília, marcou um passo importante no avanço do cooperativismo solidário no Brasil e na América Latina.  

O Foro Permanente é uma iniciativa coordenada pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil) e co-financiada pela União Europeia (UE). Sua proposta está fundamentada no compromisso da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas) em fortalecer o cooperativismo solidário no Brasil. 

Durante a cerimônia de lançamento, foram apresentadas experiências de cooperativas brasileiras que atuam no cenário internacional. Além disso, também foi realizado um debate sobre o impacto dos acordos internacionais do Brasil no cooperativismo solidário, com destaque para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, incluindo o Acordo de Paris, e o Acordo Regional do Mercosul. Também foram discutidas as maneiras pelas quais as cooperativas podem se inserir nesses acordos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e social, e aproveitando as oportunidades geradas por esses compromissos internacionais.

O evento contou com a presença do assessor parlamentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Thomas Patriota, que reforçou a parceria do ministério para o diálogo entre redes cooperativistas a nível internacional.  

O objetivo do Foro é criar uma força regional capaz de promover a articulação entre cooperativas e expandir o cooperativismo solidário. O evento também contou com a presença do presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), Arildo Mota; da presidenta da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Fátima Torres, e do assessor jurídico da Unicopas, Daniel Rech.