A Expocatadores 2022 , um dos principais eventos realizados na temática de coleta seletiva solidária, reuniu cerca de mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de todo o Brasil entre os dias 12 e 14 de dezembro, em São Paulo.
Com ampla programação de debates, feira de negócios, apresentações, workshops, premiações e rodada de negócios, pela primeira vez, o evento teve um dia inteiro dedicado ao público feminino, com discussões sobre cadeia de reciclagem, políticas públicas, diversidade, inclusão e desenvolvimento da gestão de resíduos sólidos com sustentabilidade.
“Temos uma bandeira de luta e estamos quebrando paradigmas com mais inclusão de mulheres nas decisões do movimento de catadores e catadoras de materiais recicláveis”, disse Claudete Costa, vice-presidenta da Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias) e presidenta da Unicatadores (União Nacional de Catadores e catadoras de Materiais Recicláveis).
Claudete Costa participou do painel ‘Mulheres na Política’ e em seu discurso ressaltou que, apesar do machismo, as catadoras já conseguiram avançar e garantir maior participação nas decisões dentro do movimento de materiais recicláveis, mas é importante ir além e estar presente também na disputa política.
A liderança disse ainda que apesar das mulheres representarem 76% dos profissionais de catação, elas ainda estão distantes das decisões políticas do setor.
“Precisamos capacitar, encorajar e inserir as lideranças femininas na discussão política. Temos condições de disputar cargos e criar políticas públicas necessárias para fortalecer toda a cadeia da reciclagem”
O último dia da Expocatadores contou com workshop Protagonismo das Mulheres Catadoras na Gestão de Resíduos e na Construção de uma Nova Sociedade e painéis de debates, contemplando a participação de mulheres brasileiras de todo o país e da América Latina, com a presença de catadoras do Chile, Colômbia, Panamá e Argentina.
Natal dos Catadores com Lula
Na quinta-feira (15), catadoras e catadores de materiais recicláveis e representantes da população em situação de rua participaram do tradicional Natal dos Catadores com a presença do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva.
Em seu discurso, Lula disse que após a posse pretende participar de um encontro com representantes da população de rua de São Paulo para tentar encontrar soluções viáveis de melhorias e mudanças na vida da população local.
“Nós vamos voltar a fazer aquilo que nós começamos a fazer, a tentar ir criando as condições para que vocês sejam respeitados na função. Não como vagabundos, mas como brasileiros que foram abandonados pelo Estado brasileiro”.
O Natal dos Catadores também contou com a presença do futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do vereador Eduardo Suplicy e da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, entre outros aliados e ativistas.